quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Mais de 13 mil vagas são ofertadas para Curso de Educação Popular em Saúde

Publicado: 25 Fevereiro 2014
 
Foto: Corbis

Até o dia 28 de fevereiro de 2014, estão abertas as inscrições para Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). Serão ofertadas 13.806 para oito Estados brasileiros e o Distrito Federal. Os alunos serão divididos em duas turmas. A primeira vai de 14 de abril a 12 de maio e segunda segue de 19 de maio até 11 de junho.

O curso é destinado prioritariamente a agentes comunitários de Saúde e agentes de controle às Endemias que sejam preferencialmente vinculados à administração pública direta. O processo seletivo consistirá na análise dos documentos. Cada um dos Estados participantes, além do Distrito Federal, constituirá a banca de seleção para análise dos documentos apresentados.

Com carga horária de 53 horas, as aulas foram distribuídas em quatro encontros presenciais, totalizando 32 horas. Além disso, serão 11 horas de acesso à Comunidade Virtual de Aprendizagem e mais dez de atividades de campo orientadas e de elaboração do trabalho final. As vagas foram pensadas a partir do quantitativo das regiões que foram ofertadas e conforme pactuação feita pelos núcleos estaduais dentro dos Estados.

O objetivo do curso é contribuir com a atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde em relação às práticas educativas, de mobilização social e promoção da saúde. No ano passado, foram formados 5.339 educandos.

O curso é promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ).

BAIXE O EDITAL

Fonte: Nkucom / SGEP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário