quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cariacica, Espírito Santo: Adolescentes da Unip participam de projeto com plantas medicinais

19/02/2014

Augusto Barraque

Horta na Unip I: adolescentes semeando um novo futuro

A Unidade de Internação Provisória (Unip I) inaugurou nesta quarta-feira (19) a Farmácia Viva, espaço que funcionará dentro do Complexo de Cariacica para o atendimento inicial aos adolescentes internados, com medicamentos fitoterápicos feitos a partir de plantas medicinais. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é parceiro no projeto na medida em que oferece mudas para o plantio na horta cultivada pelos internos.

“O projeto começou a ser desenvolvido em 2011, quando a gerência da Unidade começou a cultivar plantas medicinais para o atendimento de intercorrências de saúde mais leves dos socioeducandos. A maioria dos adolescentes já trocou o uso de medicamentos alopáticos por fitoterápicos. Além de trazer benefícios à saúde, o cultivo da horta funciona como uma terapia, pois os adolescentes ficam mais tranquilos e calmos”, afirmou a agente socioeducativa do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases), Carla Renato Barcelos.

Os adolescentes trabalham na horta de plantas medicinais de uma a duas vezes ao dia. Após a colheita das plantas, o material é enviado para diversas Pastorais da Saúde no município de Cariacica, onde é processado. “Fazemos muitos xaropes e calmantes naturais e retornamos para a farmácia da Unip”, afirmou a agente de pastoral da Paróquia de Bom Jesus, Rosa Réboli. Os remédios normalmente são para tosse, gripe, garganta inflamada e dor de cabeça.

Desde o início do projeto, em 2011, a Unip I conta com a participação do Incaper, que tem cedido mudas para serem cultivadas na horta anexa à Unidade. “O Incaper doou mais de 50 tipos de plantas medicinais para a Unip I, entre elas, saião, hortelã, laranjeira, camomila e guaco. É uma maneira de ampliar e popularizar o acesso a produtos naturais, que trazem muitos benefícios à saúde”, explicou o chefe da Fazenda do Incaper “Engenheiro Reginaldo Conde”, Afonso Valentim.

O projeto de cultivo de horta com plantas medicinais beneficia, aproximadamente, 100 pessoas, entre adolescentes socioeducandos e servidores da Unip I. A perspectiva é de que o processamento das plantas medicinais para produção dos medicamentos fitoterápicos seja feito na própria unidade. O Incaper, por meio das oficinas de chás e xaropes, irá orientar agentes socioeducativos do Iases sobre as formas corretas de plantio, cultivo e colheita das plantas medicinais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Link:
http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=3300

Nenhum comentário:

Postar um comentário