segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Alunas de Nutrição da Uniara desenvolvem receitas com alimentos funcionais verdes, brancos e vermelhos

Alunas do quarto ano do curso de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara – Uniara desenvolveram receitas com alimentos funcionais verdes, brancos (nhoque de ricota com espinafre, suco verde, Salada verde funcional e bolo de espinafre) e vermelhos (muffin de morango, flan de melancia, torta salgada de tomate e suco vermelho desintoxicante) na manhã desta terça-feira, dia 25 de março, na Cozinha Experimental, localizada na unidade I da instituição. A atividade foi supervisionada pelas docentes Patricia Meciano Simone Barreto e Graziela Alves Zanotto Lopes.

Elas explicam que esse tipo de alimento ou ingrediente, além de contar com as funções nutricionais básicas, produz também efeitos metabólicos benéficos à saúde quando consumido como parte da dieta usual, e que os nutrientes considerados funcionais são utilizados na prevenção e até mesmo no controle de doenças, especialmente nas crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doença cardíaca e neoplasias, bastante relacionadas ao envelhecimento. “Para que os benefícios dos alimentos funcionais sejam alcançados, é necessário que o consumo seja regular. A orientação é que as pessoas passem a utilizar mais vegetais, frutas e cereais integrais em sua alimentação, já que grande parte dos componentes ativos estudados está contida nesses alimentos”, recomendam.

Funcionais verdes

As professoras colocam que os alimentos de cor verde como vegetais folhosos, pimentão, brócolis e ervas são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, pois contêm cálcio, clorofila, vitaminas C e A, e outras substâncias com os seguintes benefícios: desintoxicam as células, inibem radicais livres, que causam danos às células e várias doenças, previnem o câncer e ajudam a proteger o coração, fortalecem o cabelo e ajudam a manter a pele jovem, fortalecem o sistema imunológico, e contribuem com a saúde dos ossos, dentes e músculos. “O consumo regular de verduras variadas - pelo menos três tipos por dia - auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar catarata. Promove o crescimento e ajuda na coagulação do sangue, evita a fadiga mental, auxilia na produção de glóbulos vermelhos do sangue, e fortalece ossos e dentes. O fitoquímico encontrado em alguns alimentos desse grupo ajuda na prevenção do câncer de próstata”, completam.

São exemplos de alimentos funcionais verdes: abacate, abobrinha verde, almeirão, alface, azeitonas verdes, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve de bruxelas, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo e espinafre, entre outros de coloração verde escura.

Funcionais brancos

De acordo com as docentes, são alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias, antifúngicas e antitumorais. “Sua cor branca é resultante da flavina rica em minerais, como cálcio e fósforo, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes; carboidratos, e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas”, detalham.

São considerados alimentos funcionais brancos e óleos: soja, alho, cebola, cereais integrais (principalmente aveia), peixes, couve flor, chá branco, e pré e probióticos (açucares fermentáveis, iogurtes e leites fermentados), além de óleos de peixes, azeite extra virgem e óleos de girassol e de coco.

Funcionais vermelhos

“Nesses alimentos, a principal substância é o licopeno, que tem efeito antioxidante, reduz os níveis de colesterol do sangue e ainda é o responsável pela cor avermelhada que os caracteriza. Mais recentemente, o licopeno foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento do câncer de próstata. E esses alimentos têm ainda em sua composição a antocianina, uma substância que produz estimulações à nossa circulação sanguínea”, esclarecem Patricia e Graziela.

São exemplos de alimentos funcionais vermelhos: tomate, morango, goiaba vermelha, melancia, caqui, pimentão vermelho, cereja e pimenta vermelha, entre outros.

Receitas

Nhoque de ricota com espinafre

Ingredientes:

400g de batata
200g de ricota
50 g de queijo ralado
2 xícaras de chá de espinafre picado (já medido, lavado, cozido e espremido)
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos
2 xícaras de chá de farinha de aveia (bater a aveia no liquidificador)
1 xícara de chá de farinha de trigo
Sal e cheiro verde picadinhos a gosto

Modo de preparo: cozinhe as batatas e passe-as pelo espremedor ainda quentes. Junte a ricota amassada, o espinafre, a margarina, o ovo, a aveia, o queijo, o sal e o cheiro verde até que fique uma massa homogênea e pastosa. Coloque em um saco de confeitar e vá cortando diretamente na água fervendo. Retire quando subirem à superfície. Sirva com molho de sua preferência.

Suco verde

2 laranjas
2 folhas de couve
1 colher de sopa de linhaça
1 litro de água

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador

Salada verde funcional

Ingredientes:

1 abacate maduro e firme 
2 talos de salsão picados 
½ maço de agrião lavado e escorrido 
2 tomates meio verdes cortados em fatias grossas.
2 rabanetes ralados em ralo grosso 
5 folhas de escarola lavadas e escorridas 
2 colheres de sopa de azeite de oliva 
Sal a gosto
Pimenta e folhas de manjericão fresco para decorar

Modo de preparo: descasque o abacate e corte a polpa em pedaços. Forre uma travessa com folhas de escarola e agrião. Coloque no centro os outros ingredientes. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta. Decore com folhas de manjericão fresco.

Bolo de espinafre

Ingredientes:

Massa:

5 ovos (clara em neve)
½ maço de espinafre com um pouco de talo
1 xícara de óleo
½ xícara de leite (aferventar)
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento

Modo de preparo: bater no liquidificador o óleo, o maço de espinafre, as gemas e o leite. Colocar em uma vasilha o açúcar, a farinha de trigo, o fermento e o conteúdo do liquidificador. Misture levemente as claras em neve. Colocar em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido.

Cobertura:

1 lata de leite condensado
4 colheres de chocolate em pó
1 colher de margarina

Modo de preparo: misturar o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Em fogo médio, mexer até começar soltar do fundo da panela. Colocar ainda quente sobre o bolo também quente.

Muffin de morango

Ingredientes:

1 ovo
4 colheres de sopa de margarina
4 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de amido de milho
½ xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
8 colheres de chá de geleia de morango
8 morangos

Cobertura: geleia de morango

Modo de preparo: unte e enfarinhe 8 forminhas para mini bolos. Reserve. Em uma tigela, misture os ovos, a margarina e o açúcar, até ficar cremoso. Sem parar de mexer, junte a farinha de trigo, o amido, intercalando com o leite, até obter uma massa pastosa. Misture delicadamente o fermento. Distribua uma porção de massa nas forminhas coloque 1 colher de chá e geleia e ½ morango. Cubra com o restante da massa (até o meio da forminha). Coloque em assadeiras e asse no forno pré-aquecido a 180° durante 25 minutos ou até dourar. Deixe amornar e desenforme. Cubra com um pouco de geleia e decore com morango.

Geleia de morango

1 kg de morango
500g de açúcar

Modo de preparo: lavar os morangos e tirar os cabinhos. Amassar num prato os morangos grosseiramente. Levar ao fogo os morangos e o açúcar e ir desmanchando com um garfo e mexer até ficar em ponto de geleia.

Calda:
350g de morangos
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar

Modo de preparo: pique os morangos, coloque-os em uma panela com o açúcar e a água e deixe apurar até formar uma calda bem vermelha e apurada. Lembre de mexer sempre, o açúcar é a gosto. Quem não gosta bem docinha, é só diminuir o açúcar.

Flan de melancia

Ingredientes:
4 xícaras de chá de suco de melancia (aproximadamente 1 kg de melancia)
1 caixa de creme de leite (200g)
1 lata de leite condensado
2 sachês de gelatina incolor sem sabor
6 colheres de sopa de água
Óleo para untar
Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo: bata no liquidificador o suco de melancia, o creme de leite, o leite condensado e a gelatina hidratada com água e dissolvida em banho-maria ou micro-ondas. Coloque em uma forma para pudim (média) ou em forminhas individuais untadas com óleo. Leve à geladeira até ficar firme. Decore com folhas de hortelã e bolinhas de melancia.

Torta salgada de tomate

Ingredientes:
6 tomates médios picados (sem pele e sem sementes) 
2 cebolas picadas 
2 ovos inteiros crus
1 xícara de óleo de soja 
1 xícara de chá de amido de milho 
4 colheres de sopa de trigo
1 colher de sobremesa rasa de sal 
2 colheres de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo: em uma tigela, junte os tomates picados, a cebola, o óleo e os ovos, e misture. Acrescente o amido de milho, o trigo e o sal, e misture até obter a massa. Junte o fermento em pó e finalize. A massa terá uma consistência meio mole. Coloque numa forma (não precisa untar), pré-aqueça o forno e asse em forno baixo até a torta dourar. Retire do forno, espere esfriar e sirva. A torta não ficará alta devido ao tomate e à cebola, que soltam água, mas fica uma maravilha.

Suco vermelho desintoxicante

Ingredientes:
¼ de beterraba média
½ cenoura grande
1 maçã grande (com casca)
500g de melancia
5 copos de água
Açúcar a gosto

Modo de preparo: higienize corretamente a beterraba, a cenoura e a maçã. Descasque e corte em tiras a beterraba. Descasque e corte em rodelas a cenoura. Corte a maçã em fatias. Em seguida, coloque todos os ingredientes em um liquidificador. Adicione 5 copos de água (de preferência gelada) e bata. Lembre-se de bater tudo direitinho para não ficar com pedaços grandes.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário