segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Beber café é bom para o fígado

La Prensa Libre - Manágua / MN - VIDA - 2014/10/10 - 09:49:00 

De acordo com um estudo publicado na revista Hepatology, beber café, independentemente do teor de cafeína, é associado com baixos níveis de enzimas do fígado anormais. Estes resultados sugerem que os compostos químicos presentes no café, independente de cafeína, pode ajudar a proteger o fígado.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e seu consumo tem aumentado a cada ano desde os anos 1980. Muitos estudos encontraram uma associação entre o consumo de café e um risco menor de desenvolver diabetes, doença cardiovascular, doença hepática gordurosa não alcoólica, cirrose e câncer de fígado doença, de acordo com o site abc.es.

"Sabíamos que o consumo de café pode ter um possível efeito protetor sobre o fígado. Entretanto, a evidência não ficou claro se este benefício também pode ser estendido para descafeinado", explica o pesquisador-chefe Xiao Qian, Instituto Nacional Câncer em Bethesda (EUA). 

Marcadores Hepáticos

Pesquisadores deste estudo utilizaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES, 1999-2010). No total, foram incluídos cerca de 27 mil participantes, de 20 anos de idade ou mais, que forneceram informações sobre o seu consumo de café em um período de 24 horas. Além disso, os investigadores mediram os níveis sanguíneos de diversos marcadores da função hepática para determinar a integridade do referido corpo, incluindo-aminotransferase (ALT) aminotransferase (AST), fosfatase alcalina (ALP) e transaminase de gama-glutamil transferase (GGT). 

Os resultados mostraram que os participantes que relataram beber três ou mais xícaras de café por dia tinham níveis mais baixos de ALT, AST, ALP e GGT em comparação com aqueles que não consumiam café. Os pesquisadores também descobriram níveis baixos destas enzimas hepáticas nos participantes que só bebem café descafeinado.

"Os resultados da ligação do consumo de café, descafeinado, ou não, com a redução dos níveis de enzimas do fígado. Isto é, os dados sugerem que os ingredientes do café, para além da cafeína pode promover a saúde do fígado," diz Xiao acrescentando que o próximo passo é a realização de mais estudos para identificar esses componentes.

*tradução: ABIC

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário