domingo, 10 de janeiro de 2016

Plantas dos quintais - alecrim em Areias, São Paulo

Foto: alecrim
Kananda Silva Rodrigues

O alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis L., pertence à família Lamiaceae, a qual inclui outros condimentos, como, por exemplo, orégano, manjerona, hortelãs, manjericões, sálvia e tomilho. A palavra officinalis indica que é usado na antiguidade como medicinal.

Ocorre em quase todas as regiões do Brasil, mas é originário do Sul da Europa e do Norte da África. Se destaca por ser uma das espécies mais versáteis quanto à utilização. No tratamento de doenças, tanto popular quanto na medicina oficial, é amplamente utilizado. Tradicionalmente, seu uso é amplo, e pesquisas confirmam sua ação como antioxidante, antimicrobiano, dentre outras.

Além do uso de partes da planta em infusão, o seu óleo também é amplamente aplicado nas indústrias de fitoterápicos e de cosméticos.

Sua altura é variada no país. Tem variedade com menos de 0,5 m de altura e outras que ultrapassam 2,0 m. A variedade menor ainda não é muito conhecida no Brasil.

Exemplos de usos do alecrim no Vale do Paraíba

Em todo o Vale do Paraíba, região onde se localiza Areias, vamos encontrar alecrim. Nesta região é amplamente utilizado na medicina popular. Seu chá, preparado por infusão, é utilizado popularmente como tranquilizante natural, tanto para o lado físico quanto o mental, contra a azia, para melhoria na digestão e até no tratamento de artrite.

Na região também é citado para uso em banhos, com o objetivo de alívio de dores musculares. Ainda na medicina popular, se utiliza o alecrim em gargarejos para dores de garganta ou infecções bucais. A sua essência é aplicada nas dores musculares e ouviu-se também casos onde algumas gotas do seu óleo essencial foram acrescentadas ao shampoo, tornando-o um potente aliado no tratamento de caspa.

Na culinária, é utilizado para temperar carnes bovina e suína.

Texto:
Kananda Silva Rodrigues - Acadêmica de agronomia - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - Professor - UNITAU
Maria Beatriz da Silva Pereira - Acadêmica de agronomia - UNITAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário