quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Papoula na culinária e na saúde

Texto: Carolina Nujo - Engenheira de Alimentos

A papoula Papaver somniferum pertence à família Papaveraceae. É originária do Sudeste da Europa e da Ásia Ocidental, mas espalhou-se por toda Europa e Ásia, onde é cultivada e também encontrada em estado selvagem, sendo frequentemente classificada como erva daninha. Foi introduzida na maior parte do resto do mundo, incluindo na América do Norte e na América do Sul. 

A planta cresce até 1,0 metro de altura. Se dá bem ao ar livre, germina no outono ou na primavera, floresce no verão, e espalha as suas sementes novamente no outono. As suas flores variam em cor desde o branco ao roxo e qualquer tom de vermelho ou cor-de-rosa. 

Ela é a fonte do ópio e dos seus derivados químicos morfina, codeína, tebaína, heroína (sintética), noscapina, papaverina e narceina. Nos Estados Unidos e na Europa, as sementes da papoula do ópio são completamente legais, pois não contêm qualquer um dos alcaloides presentes na planta adulta da papoula, como a morfina, a codeína, a papaverina e a tebaína. 

Na Grécia antiga era muito utilizada pelos médicos e sempre associada ao sono. Na mitologia é relacionada às várias divindades ligadas ao sono ou à noite, como Morfeu (deus dos sonhos) representado com seus frutos na mão e também a deusa grega Nix (deusa da noite) que sempre é representada coroada com papoulas e envolta em manto negro e estrelado. 

Apesar de ser largamente conhecida pelas propriedades sedativas, a papoula também pode ser utilizada na culinária. Enquanto o fruto imaturo produz o látex de onde se extraem inúmeros alcaloides opiáceos, as sementes são reconhecidas como um tempero brilhante, tanto quanto admirada como alimento. São usadas em saladas (na região do Mediterrâneo e da Catalunha) e na confecção de pães.. Ela é muito difícil de triturar, sendo necessário um triturador especial ou, na falta deste, torrar levemente as sementes e usar pistilo e almofariz. 

O teor de alcaloides nas sementes de papoula é muito baixo (50 ppm) e não possui efeito farmacêutico. Contudo, é alto suficiente para que a morfina seja detectada na urina apos grande consumo. 

Sementes de papoula contém de 40 a 50% de ácidos graxos obtidos por prensagem a frio, com rendimentos de 12 a 18%. É rico em ácidos graxos insaturados, tais como ácido linoleico (60%), acido oleico (30%), acido linolênico (3%) - com insaturação tripla e essencial para nutrição humana - e menos de 10% de ácidos graxos saturados. Dentre os compostos voláteis, são encontrados hidrocarbonos alifáticos, aldeídos e o 2-pentilfurano, composto aromático principal. São também fonte de aminoácidos como tiamina, riboflavina e acido nicotínico. Contém pequenas quantidades de minerais como iodo, manganês, cobre, magnésio e zinco. 

Referências 




Nenhum comentário:

Postar um comentário