terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Brupopiona: riscos sérios eventos adversos cardiovasculares - Boletim PSIFAVI, n.54, abril/maio/junho - 2015

WHO (2014), Serious cardiovascular adverse events. WHO Pharmaceuticals News letter,5, 4.

A Agência Australiana de controle de medicamentos (Terapeutic Goods Administration - TGA) informa que a bula da bupropiona foi atualizada, informando sobre os riscos de eventos cardiovasculares sérios. A bupropiona é um inibidor seletivo da recaptação de catecolaminas (noradrenalina e dopamina), utilizada como auxiliar no tratamento de dependência de nicotina, auxiliando o cessar de fumar.

Esta mudança na bula ocorreu devido a TGA ter detectado relatos espontâneos de sérios eventos cardiovasculares, inclusive infarto do miocárdio. Houveram também, relatos de pacientes recebendo a bupropiona que apresentaram hipertensão severa com necessidade de tratamento agudo; em pacientes com ou sem hipertensão pré-existente.

Existem evidências clínicas limitadas para estabelecer a segurança da bupropiona em casos de históricos recentes de infarto do miocárdio ou doença cardíaca instável; desta maneira, os profissionais da saúde devem proceder com cautela caso estes pacientes venham a ser tratados com a bupropiona.

Se a bupropiona for usada em combinações com adesivos de nicotina, deve-se proceder com cautela, sendo recomendado o monitoramento semanal da pressão arterial.

Nota do CEBRID: o cloridrato de bupropiona é comercializado no Brasil em comprimidos de 150 mg, com nomes fantasia do BUP® (Eurofarma) Cloridrato de Buprenorfina (Eurofarma), Wellbutrin® (Glaxo SK), Zetron® (Libbs) e Zyban® (Glaxo SK). Estes produtos são também prescritos por serem antidepressivos.

BOLETIM PSIFAVI SISTEMA DE PSICOFARMACOVIGILÂNCIA CEBRID

E-mail: cebrid.unifesp@gmail.com
Disponível em: www.cebrid.epm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário