terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Quetiapina: risco no prolongamento QT - Boletim PSIFAVI, n.54, abril/maio/junho - 2015

WHO (2014), Risk of QT prolongation Australia. WHO Pharmaceuticals Newsletter,2 , 7.

A Agência Australiana de controle de medicamentos (Terapeutic Goods Administration - TGA) informa aos profissionais da saúde que a bula da quetiapina passou a incluir nova informação sobre os perigos do prolongamento do intervalo QT, principalmente em pacientes idosos. A quetiapina (Seroquel® e genéricos), é um antipsicótico atípico indicado para o tratamento da esquizofrenia e transtorno bipolar. A TGA adverte que os perigos são maiores quando a quetiapina é usada concomitantemente com outras substâncias que também podem prolongar o intervalo QT.

Entre os medicamentos que não devem ser receitados concomitantemente estão: vários antiarrítmicos (ex., amiodarona), antipsicóticos (ex., ziprazidona e haloperidol), antibióticos (ex., eritromicina), dentre outros (ex., citalopram e metadona.

A bula, agora atualizada, também adverte que a quetiapina deve ser evitada em casos de risco aumentado para “Torsades de points” e morte súbita, incluindo arritmias cardíacas, hipopotassemia e hipomagnesemia.

Além disso, a atualização inclui informações adicionais sobre aumento do risco de tromboembolismo venoso, neutropenia e acatisia.

Finalmente, a TGA encoraja os profissionais da saúde e rever a última versão da bula e as informações adicionais citadas anteriormente.

Nota do CEBRID: Nome comercial do fumarato de quetiapina: Seroquel® (comprimidos de 25,50 e 100 mg). Lab. Astrazenica do Brasil Ltda.

BOLETIM PSIFAVI SISTEMA DE PSICOFARMACOVIGILÂNCIA CEBRID

E-mail: cebrid.unifesp@gmail.com
Disponível em: www.cebrid.epm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário