sábado, 20 de outubro de 2012

Plantas para distúrbios osteomusculares - IV

Estudos demonstraram que o extrato aquoso de Cordia curassavica apresenta ação anti-inflamatória em diversos testes com animais, tanto para o uso sistêmico como tópico, sendo a aplicação tópica mais efetiva que outros de uso corrente. O flavonoide artemetina diminui a permeabilidade dos vasos agindo como anti-inflamatória. Também foi demonstrado que o extrato dessa planta apresenta efeito protetor gástrico (triterpenos) e atividade cicatrizante


Indicações da espécie: artralgias e artrites.

Texto retirado da publicação "Memento terapêutico: programa de fitotearpia": 


Uso do gel 

Os flavonoides atuam diminuindo a permeabilidade dos vasos agindo como anti-inflamatório. Estudos demonstraram que a erva baleeira tem potente efeito quando usada externamente, superior a alguns anti-inflamatórios de uso corrente. O gel deve ser utilizado em massagens e iontoforese (Programa de Fisioterapia).

Indicações: reumatismo, doenças inflamatórias crônicas do sistema osteo articular. Dor, traumatismos, entorses, artralgias.

Composição do gel da erva-baleeira: cada 60 g de gel contém extrato glicólico preparado com folha seca de Cordia currassavica D.C (6,0 ml) e gel base q.s.p (60,0 g).

Posologia: aplicar no local 3 vezes ao dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário