sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Remédio feito de agrião, maracujá e guaco tem efeito contra a asma, diz estudo da UFF

Fonte: Extra Online

Uma pesquisa coordenada pelo professor Luiz Querino Caldas, do departamento de Patologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirma: um remédio natural, à base de agrião, guaco e maracujá, é tão eficiente contra a asma persistente quanto o montelucaste — considerado, até agora, um dos melhores medicamentos para controlar a doença.

— A asma persistente pode causar crises diárias ou semanais. Não é aquela asma ocasional de paciente fumante, por exemplo. Entre as crianças, pode até ser motivo de internações no CTI — afirma o professor, que tem pós-doutorado pela Universidade de Harvard, nos EUA.

Os testes foram feitos no modelo triplo cego, ou seja, médicos, pesquisadores e pacientes recebiam os medicamentos sem indicação de qual era o fitoterápico e qual era o convencional. Havia apenas um código, definido por uma quarta pessoa, de fora da pesquisa.

— Assim, evitamos que questões psicológicas ou preconceitos influenciassem nos resultados clínicos — diz.

Cada voluntário que participou da pesquisa tomou um remédio durante 21 dias, com intervalo de uma semana entre um e outro. Ao fim de cada etapa, eram feitos testes para medir a quantidade de ar que os pulmões conseguiam receber. Tanto a droga fitoterápica quanto a tradicional mostraram uma melhora significativa nas medições dos pacientes.

A medicação padrão (montelucaste) e o remédio natural registraram efeitos parecidos, com poucos efeitos colaterais. Reduziram a tosse, os chiados no peito e a falta de ar dos participantes. Mas o fitoterápico é natural e bem mais barato.

Data: 18.10.2012

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário