sábado, 20 de outubro de 2012

Plantas para distúrbios osteomusculares - V


Tintura preparada com rizoma seco de Curcuma longa L.

A curcuma possui atividade anti-inflamatória e imunoestimulante, potencializa a atividade do sistema reticuloendotelial. Inibe as enzimas lisossômicas (fosfatase ácida e catepsina D), a peroxidação lipídica, uma das formas de produção da artrite reumatóide (curcumina). Apresenta ação digestiva e gastroprotetora, pois diminui a secreção ácida do estômago, estimula a produção de gastrina, secretina e bicarbonato no pâncreas, mantendo o pH gástrico. É hepatoprotetora diminuindo a peroxidação lipídica da membrana e a atividade do sistema citocromo 450. Melhora o funcionamento da vesícula, pois aumenta a secreção e a eliminação de bile; confere proteção contra toxicidade hepática de várias drogas ou substâncias. Bom efeito em estudo de pacientes com hepatite aguda e crônica. Também é antiespasmódica. É considerada uma planta antioxidante, por sua ação na membrana celular, além de diminuir os níveis séricos de colesterol e lipídeos totais; LDL, t HDL, itriglicerídeos. Têm efeito anti-agregante plaquetário e antitrombótico por inibir da síntese de tromboxano A2 nas plaquetas.

Indicações: artralgias (artrites e artroses), cólicas abdominais, dismenorréia. Dispepsias, hepatites, colelitíases, meteorismo, constipação. Arteriosclerose, hiperlipemias, preventivo de tromboses.

Posologia: adulto: 10 ml, 3 vezes ao dia, diluído em 1/2 copo d'água. Criança: 5 ml, 3 vezes ao dia, diluído em 1/2 copo d'água.

Contra-indicações: contém princípios com atividade anti-coagulante, deve-se ter sob controle os pacientes em uso de drogas anticoagulantes.

Informação ao paciente: conserve o produto na embalagem original e ao abrigo do calor. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez ou lactação e aparecimento de reações desagradáveis na vigência do tratamento. Mantenha o medicamento fora do alcance das crianças. Ao se diluir uma tintura em água, a solução poderá se tornar turva ou apresentar precipitações, o que não impedirá sua absorção.

Texto retirado da publicação "Memento terapêutico: programa de fitotearpia": 

Nenhum comentário:

Postar um comentário