sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Minas Gerais: Curso de Farmácia da FPM inicia projeto que incentiva cultivo de plantas medicinais

Numa parceria com a Associação de Moradores do Bairro Ipanema juntamente com a coordenação de Assistência Farmacêutica do Município, a escola de farmácia da Faculdade Patos de Minas deu início ao projeto: Horta Terapêutica. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a comunidade a cultivar espécies medicinais, aromáticas e condimentares num espaço de convivência social.


Os primeiros canteiros foram plantados nos arredores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ipanema e contou com a colaboração dos agentes comunitários e das alunas do curso. Inicialmente, o projeto corresponde ao incentivo das Políticas Públicas de “Plantas Medicinais e Fitoterápicos” e de “Praticas Integrativas e Complementares”.

O projeto “Horta Terapêutica” pretende criar possibilidades de resgate do conhecimento popular das plantas medicinais, criando novas perspectivas terapêuticas junto à equipe de saúde tendo por base o conhecimento científico. O projeto, portanto, visa oportunizar a participação social por meio de encontros mensais.

A coordenação do curso de Farmácia da FPM salienta que é preciso criar vínculos entre comunidade e universidade, fortalecendo um convívio seguro com as plantas medicinais, pois é papel dos futuros profissionais da área disseminarem o conceito de que “Planta medicinal é medicamento somente quando usada corretamente”.

Fonte: Ascom da FPM
Data: 19.10.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário