quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Abelha engana pesquisadores. Bazinga!

Giovana Girardi

Por parecer com espécie já conhecida, animal é batizado com chavão de "The Big Bang Theory"

Amigos do nerd mais famoso da TV na atualidade - Sheldon Cooper, da série The Big Bang Theory - já sabem o que vão ouvir quando o físico teórico resolve lhes pregar uma peça. "Bazinga!", solta ele sarcástico e divertido após suas piadinhas compreensíveis somente para outros nerds. Pois foi por pregar uma peça em cientistas que uma Abelha de orquídeas que vive na transição entre o Cerrado e a Amazônia brasileira ganhou o nome de Euglossa bazinga

Depois de enganar zoólogos por anos por ser muito semelhante a uma outra espécie mais comum na região, a Euglossa ignita - o que fazia com que eles imaginassem se tratar da mesma -, suas diferenças foram reveladas por André Nemésio e colegas da Universidade Federal de Uberlândia. Quando percebeu as peculiaridades da Abelha, o biólogo mineiro não resistiu: "Bazinga!", anunciou aos colegas. 

No trabalho em que descrevem a espécie, publicado em dezembro na revista Zootaxa, os autores explicam que o epíteto honra o "inteligente, engraçado e cativante nerd Sheldon Cooper" porque a Abelha também os enganou por muito tempo. 

O gracejo rendeu comentários até do produtor executivo da série, Steve Molaro, que disse que Sheldon, representado pelo ator Jim Parsons, sentiria-se honrado. "Nós sempre ficamos extremamente lisonjeados quando a comunidade científíca abraça nosso show", disse ao site da rede CBS, que transmite a série nos EUA. No Brasil, é transmitida pelo Warner Channel. 

Segundo Molaro, depois de "Mothra" (mariposa gigante rival do Godzilla) e grifos, Abelhas são a terceira criatura voadora favorita de Sheldon, apesar de ser alérgico a elas. 

Segundo Nemésio, a nova espécie é restrita à região do noroeste de Mato Grosso - ao contrário de sua parente E. ignita, que se distribui da América Central ao Rio de Janeiro. 

O grupo das Abelhas de orquídea tem cerca de 250 espécies conhecidas e apresenta a peculiaridade de os machos visitarem a planta para fins reprodutivos. "Eles coletam o perfume e o usam como precursor de feromônio sexual para atrair as fêmeas", conta. 

O conhecimento dessas espécies é importante, diz, porque muitas estão desaparecendo junto com a perda das florestas. E, uma vez que os insetos somem,aumenta também a perda da vegetação. Só na Mata Atlântica, cerca de mil espécies de orquídeas dependem dessas Abelhas para serem polinizadas. 

Para chamar atenção para a importância desses animais, não é a primeira vez que Nemésio nomeia espécies com ícones populares. Entre as cerca de 30 que já descreveu, uma ganhou o nome de seu time - Eulaema atleticana, em homenagem ao centenário do Galo -, e a outra fez referência a Ronaldinho Gaúcho - Eulaema quadragintanovem, que veste a camisa 49 no time.

Data: 12.01.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário