Luanda - O Representante do Fórum de Medicina Tradicional em Angola (FOMETRA), Avó Kitoko Maiavanga, defendeu hoje, em Luanda, a necessidade de existência de uma indústria de plantas medicinais para a produção de fármacos no país para uma cura eficaz.
Avó Kitoko Maiavanga falava durante a Jornada Científica sobre Importância das Plantas Medicinais e o Papel de Medicina Tradicional em Angola, que decorre até 28 do mês em curso sob o lema” Plantas Medicinais a Luz dos Terapêuticas para o Desenvolvimento Sustentável”.
Segundo o responsável, esta actividade leva a uma grande reflexão para que se leve avante o arquivo patrimonial cultural das plantas medicinais.
Acrescentou ainda que para fortificar a afirmação acima referida continuam a aguardar uma resposta do Governo para a criação do laboratório de certificação das plantas medicinais.
Para si, a medicina tradicional está bem inserida no sistema nacional da saúde pública, daí logo seja aprovada a política vai se caminhar para a política de plantas medicinais.
“Está a ser um grande trabalho no qual apoiam o Instituto Nacional de Património Cultural, onde porém recebeu-se 508 plantas catalogados da província do Huambo”, acrescentou.
Adiantou também que neste encontro serão elaboradas a aplicação de dosagem das plantas medicinais, onde os seminaristas vão aplicar os seus conhecimentos para se poder investir na área farmacêutica.
Para isso, é necessário adquirir as ervas e ser pesado e levados para uma boa preparação e ser empacotado para uma melhor dosagem.
Data: 26.02.2013
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário