domingo, 16 de fevereiro de 2014

FAO desenvolve padrões de qualidade para ervas e especiarias

12 de fevereiro de 2014
Foto: FAO/Daniel Beaumont

O comércio mundial de temperos, ervas e especiarias gera bilhões de dólares por ano, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Por isso, a agência está desenvolvendo padrões de qualidade para esses produtos, que são parte essencial do preparo de alimentos.

A FAO explicou nesta terça-feira (11) que o setor passou por rápido crescimento nas últimas décadas, um sinal de “reconhecimento dos benefícios dos temperos para a saúde e a culinária”.

Segundo a FAO, existem cerca de 50 espécies de plantas herbáceas com importância no comércio global. Essas plantas produzem sementes, folhas e caules que são comercializados de várias maneiras. Os temperos podem ser vendidos frescos, congelados, secos ou destilados em óleos.

No ano passado, foi criada a Comissão Codex sobre Especiarias e Ervas, em resposta à diversidade dos produtos e à importância do seu comércio. A primeira reunião do grupo ocorre até sexta-feira (14), na cidade de Kochi, no sul da Índia.

O serviço em português da Rádio ONU informou que o comitê criado pela FAO é responsável por promover a qualidade dos temperos mais importantes do mundo. Ao desenvolver novos padrões, o Codex quer contribuir para a segurança, qualidade e equidade no comércio internacional de ervas e especiarias.

De acordo com a FAO, quando os padrões internacionais forem estabelecidos, os consumidores poderão ter certeza sobre a qualidade e a segurança dos temperos na hora da compra. Já os importadores poderão confiar que as ervas e especiarias que encomendam estão de acordo com as novas especificações

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário