terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Agricultores familiares do RS participam de pesquisa com unidade geradora de energia eólica e fotovoltaica

Por Cristiane Betemps e Laco Afonso, da Embrapa Clima Temperado

Foto: Paulo Lanzetta

A partir deste ano, agricultores familiares poderão gerar energia própria em seus estabelecimentos rurais. A possibilidade surge de um projeto desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Embrapa Clima Temperado. Na primeira semana deste mês, foi instalada na instituição de pesquisa, em Pelotas/RS, uma unidade geradora de energia eólica e fotovoltaica, nas dependências da Estação Experimental Cascata(EEC).

Foto: Paulo Lanzetta

Essa estação de energia tem uma capacidade de gerar 2000 watts, o que significa, o mesmo que acender 20 lâmpadas incandescentes de 100 watts.

Foto: Paulo Lanzetta

Segundo o pesquisador Carlos Reisser Júnior, um dos responsáveis pela implantação do projeto, as estações serão monitoradas por um ano, e após esse período, o agricultor poderá ter à disposição uma energia a mais gerada na sua propriedade. “O dia em que a pesquisa avançar em estudos sobre os custos de funcionamento da usina de energia, sendo viável ao agricultor, ele terá uma fonte de renda com a energia excedente”, explicou. O monitoramento das estações vai avaliar três condições: o rendimento dos equipamentos, o consumo e a relação das condições climáticas na geração de energia.

Serão instaladas, ainda neste ano, outras usinas a serem monitoradas no Campus CAVG/IFSul, em Pelotas, e numa comunidade quilombola, em São Lourenço do Sul. Haverá ainda estações em pequenas propriedades nos municípios gaúchos de Candiota, Santa Cruz do Sul e Seberi.

Essa ação veio atender uma solicitação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em reunião técnica com o tema Energia Renovável na Agricultura familiar, realizada no final de de dezembro de 2013, na Embrapa. Nesse encontro foram discutidas possibilidades para que o agricultor seja um gerador de energia renovável, propondo um diagnóstico das dificuldades de produção e um planejamento de como dar condições ao agricultor familiar de ser auto-gerador de energia.

A atividade conta com o envolvimento do IFSul e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

EcoDebate, 18/02/2014

Link:
http://www.ecodebate.com.br/2014/02/18/agricultores-familiares-do-rs-participam-de-pesquisa-com-unidade-geradora-de-energia-eolica-e-fotovoltaica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário