quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Erva de São João pode reduzir efeitos de contraceptivos hormonais - Boletim PLANFAVI, N.35, jul/set, 2015

A Agência Regulatória de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido anunciou que a erva de São João pode interagir com contraceptivos hormonais. Esta interação reduz a efetividade contraceptiva e aumenta o risco de gravidez não planejada.

A erva de São João (Hypericum perforatum L.) é utilizada na medicina tradicional para aliviar depressão e ansiedade moderadas. No último trimestre de 2013, a referida agência recebeu dois relatos de suspeitas de interações em mulheres que utilizavam contraceptivos implantados contendo etonogestrel (Nexplanon® e Implanon®, no Reino Unido). Estas mulheres ficaram grávidas após iniciar o uso da erva de São João.

Há avisos sobre estas interações potenciais e suas consequências nas bulas dos contraceptivos e dos produtos registrados contendo a erva de São João. Contudo, produtos não registrados comercializados pela internet não incluem avisos apropriados alertando sobre possíveis interações. E a falta de informações não quer dizer que estes produtos não interajam com outros produtos/medicamentos.

É recomendável que profissionais da saúde alertem às mulheres que utilizam contraceptivos hormonais que não utilizem produtos que contenham a erva de São João. Isso se aplica a todos os contraceptivos hormonais, incluindo implantes, exceto dispositivos intrauterinos, para os quais não há dados até o momento. Recomenda-se também a leitura das informações contidas na bula dos contraceptivos.

Referência:

Drug Safety Update. Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MHRA, www.mhra.gov.uk) Volume 7, edição 8, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário