Fonte: Assessoria de Comunicação Social do FNDE - Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015
Fonte: http://goo.gl/DVLGR6
Comer bem e de maneira saudável pode ser gostoso e muito divertido. É o que desde cedo aprendem as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Oswin Franke, em Portão (RS). Lá os alunos plantam e colhem produtos da merenda e são incentivados a levar na lancheira só o que faz bem para a saúde.
O projeto Lanche Saudável – Franke Delícia existe desde 2013 e de lá para cá provocou uma revolução na alimentação das crianças. “A mudança é impressionante. Antigamente, era comum ver alunos trazendo salgadinhos e refrigerantes; hoje, é difícil encontrarmos isso nas lancheiras. Eles realmente levaram o projeto para dentro de casa”, conta a diretora da escola, Rosani da Costa Conti.
De acordo com a educadora, a ação ganhou força após o incentivo dado pela estratégia Merendeiro Educador, lançada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de inserir efetivamente os cozinheiros nas práticas de educação alimentar das escolas. Desde então, as merendeiras reúnem-se uma vez por mês para pensar em ações, que vão desde eventos para os pais até premiação para turmas que cumprirem a meta de só levar lanches saudáveis.
Sandra Maria da Silva, coordenadora de alimentação e nutrição escolar da Secretaria Municipal de Educação, afirma que o resultado obtido na escola Carlos Oswin Franke reflete o sucesso que a estratégia alcançou em todo o município de Portão, que conta com hortas pedagógicas em quase 100% das escolas da cidade. Além do projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia, há outros em andamento, como o Cozinha Nota 10 e Agentes Multiplicadores de Ações em Saúde (AMAS), iniciativas que já renderam ao município o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, na categoria Valorização Profissional de Merendeiras.
“O que fazemos é despertar o potencial de educador do merendeiro, que é aquele profissional que está mais diretamente ligado aos alunos, e essa valorização reflete na qualidade do que é oferecido na alimentação escolar”, explica a coordenadora.
Visando estimular iniciativas como essa, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que está com inscrições abertas até 25 de outubro. O objetivo é premiar as receitas mais caprichadas e saborosas de cada região do país, em escolas que atendam aos critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os cinco vencedores da etapa nacional ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5 mil.
O concurso também é uma forma de comemorar os 60 anos da alimentação escolar no Brasil. O Pnae é considerado referência internacional para países interessados em criar ou aprimorar suas políticas na área. Atualmente, mais de 42 milhões de estudantes brasileiros da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos são beneficiados pelo programa.
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário