quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Jacarandá-mimoso


JACARANDÁ-MIMOSO (Jacaranda mimosifolia): planta sul-americana, originária do noroeste da Argentina e do nordeste da Bolívia e do Paraguai. Intensamente utilizada no paisagismo urbano especialmente pela intensa e brilhante coloração azulada-lilás de suas flores, cuja ocorrência se dá no período de agosto-novembro. 

Muitos países se destacam na arborização urbana a partir do uso dessa espécie, principalmente Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), África do Sul, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Itália e México. Existem espécies nativas dos cerrados e campos de cerrado do Brasil Central (LORENZI, 2002), muito semelhantes à anterior, porém com flores maiores e mais arroxeadas e menor porte da árvore (Jacaranda brasiliana) e Jacaranda cuspidifolia, de ocorrência na Bacia do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, também de flores de arroxeado mais intenso, porém menores que as da espécie anterior. 

Além das flores intensamente chamativas e ornamentais, os jacarandás também se destacam pela delicadeza de suas folhas (as ditas folhas mimosas), de onde se origina também a sua denominação Tupi Guarani: caroba, que se refere às árvores de folhagem densa, principalmente de folhas pequenas (TIBIRIÇÁ, L.C. Dicionário Tupi-Português. São Paulo: Traço Editora e Distribuidora Ltda, 1984).

Nenhum comentário:

Postar um comentário