quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Garra do diabo: cuidado com ela!!! - Boletim PLANFAVI, N.35, jul/set, 2015

A garra do diabo, Harpagophytum procumbens, é uma planta considerada como segura e de baixa toxicidade, com poucos efeitos colaterais e reações adversas se administrada nas doses recomendadas por um breve período de tempo. Doses elevadas podem causar problemas estomacais em alguns pacientes e até o momento não existem estudos avaliando a segurança após o uso prolongado desta planta.

Pessoas portadoras de úlceras estomacais ou duodenais e também cálculos biliares não devem utilizar medicamentos feitos com esta planta. Da mesma forma, gestantes e mulheres em fase de amamentação também devem tomar estes cuidados, uma vez que as informações disponíveis a respeito da segurança desta planta nestas situações são bastante escassas. Alguns estudos revelaram possíveis interações medicamentosas entre a garra do diabo e anticoagulantes, antiplaquetários, medicamentos para o tratamento de diabetes e antiácidos,

O uso de plantas medicinais é uma abordagem tradicional e consagrada pelo tempo, tanto para o fortalecimento do organismo como também para o tratamento das mais diversas enfermidades; contudo, pode ter efeitos secundários e interagir com outras plantas, suplementos ou medicamentos e devem ser tomadas com cuidado, sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado, a fim de que o seu uso seja seguro e benéfico para a população.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário