quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Morinda e SNC - Boletim PLANFAVI, N.35, jul/set, 2015

O presente trabalho avaliou os efeitos do extrato etanólico, bem como das frações (clorofórmio, acetato de etila e álcool butílico) obtidos da fruta de Morinda citrifolia sobre a memória, fluxo sanguíneo cerebral, estresse oxidativo e sobre a atividade da acetilcolinesterase (AchE) na amnésia induzida pela escopolamina em modelos experimentais. Os resultados obtidos revelaram que o extrato etanólico e as frações (clorofórmio e acetato de etila) provocaram uma melhora significativa no fluxo sanguíneo cerebral e na memória. Além disso, o aumento do estresse oxidativo e da atividade da AChE após a administração da escopolamina foram reduzidos de forma significativa não só pela extrato etanólico como também por todas as frações. Os testes in vitro mostraram uma redução dose dependente da atividade enzimática provocado pelo extrato desta planta. Os resultados deste trabalho sugerem que o noni poderia ser indicado para o tratamento dos prejuízos de memória decorrente de alterações no fluxo sanguíneo, estresse oxidativo ou da ação da AChE.


Pachauri et al. Protective effect of fruits of Morinda citrifolia L. on scopolamine induced memory impairment in mice: A behavioral , biochemical and a cerebral blood flow study. J Ethnopharmacol. 139: 34-41. 2012.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Noni

Outros estudos:

Para saber mais

Baiju et al. Morinda citrifolia – Noni: A brief review of of its anti cancer activity. Health Sci. 1(3): JS004B, 2012.

Tota et al. Improvement of brain energy metabolism and cholinergic functions contributes to the beneficial effects of silibinin against streptozotocin induced memory impairment. Behav Brain Res. 221: 207-15, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário