quinta-feira, 17 de março de 2016

Uberlândia, MG, ganha Centro de Referência das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

11/03/2016

Vivenciar histórias boas e inesquecíveis faz parte da rotina da coordenadora comunitária Maria Aparecida dos Santos Barbosa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em uma delas, a profissional ajudou uma paciente a se curar de úlceras nas pernas usando dois “produtos”, ervas medicinais e muito carinho, além dos tratamentos da medicina convencional. Casos como este agora serão constantes em um endereço no centro da cidade, na rua Duque de Caxias, 63, onde a Prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta sexta-feira (11) o Centro de Referência das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. A partir do dia 21 deste mês o espaço passará a oferecer terapias alternativas aos pacientes encaminhados por profissionais da rede municipal de saúde.

“Não consegui dormir esta noite, é muita felicidade ver este espaço inaugurado. Agora, fatos como o daquela paciente acontecerão com mais freqüência. Ela mal conseguia andar, mas hoje ganhou uma nova e melhor vida”, disse Maria Aparecida, com um enorme sorriso no rosto. O Centro de Referência complementará o atendimento aos pacientes da rede municipal e também significa mais possibilidades de emprego para profissionais. Serão oferecidos tratamentos utilizando musicoterapia, arteterapia, acupuntura, fitoterapia, reiki, antroposofia, meditação, auriculoterapia, massoterapia e danças populares.

Alguns dos serviços já são oferecidos nas unidades de saúde do Município, mas agora estarão todos reunidos em num só lugar, facilitando a utilização pelos pacientes. Haverá ainda o incremento de novos atendimentos. Desta forma, a Prefeitura de Uberlândia assume o compromisso de romper barreiras e unir vários segmentos da área da saúde em prol do bem-estar dos cidadãos. A expectativa da equipe da SMS é também produzir os próprios insumos fitoterápicos, como as plantas medicinais. “Em pouco tempo queremos mostrar à população as diferenças e os resultados positivos”, disse o secretário interino de Saúde, Cássio Alves.

Seminário

Para reforçar a importância, a abrangência e os resultados da medicina alternativa, a SMS também oferece nesta sexta-feira (11), às 18h30, O II Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) de Uberlândia. As atividades terão o formato de oficinas terapêuticas e palestras que vão acontecer no auditório do Centro Administrativo Municipal. No sábado e no domingo, dias 12 e 13, as ações serão no auditório do Bloco 3Q da UFU, Campus Santa Mônica, às 8h30.

As PICs agregam novos recursos terapêuticos aos métodos de medicina tradicional. Seguindo o modelo de humanização, contempla as áreas de homeopatia, plantas medicinais, medicina antroposófica e medicina tradicional chinesa como a meditação, acupuntura, massoterapia e reiki nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Uberlândia, desde 2013 as práticas trouxeram uma abordagem que utiliza métodos de prevenção natural. Profissionais multidisciplinares, por meio de uma abordagem holística aliada a novos recursos terapêuticos, mostram eficácia satisfatória no tratamento de várias doenças.

Esta segunda edição do encontro dos profissionais ligados ao tema surge da comprovação de que as PICs auxiliam no tratamento à saúde dos pacientes, principalmente com dores, inflamações e disfunções. Segundo o coordenador das PICs em Uberlândia, Abrahão Nunes, a principal característica das práticas é promover o equilíbrio do ser humano, por meio de uma abordagem integral, dinâmica e individualizada, com foco na saúde e não na doença. “Esta abordagem busca inovação de uma perspectiva que soma qualidade à alopatia, priorizando cuidar e humanizar mais o tratamento da população”, disse.

Segundo a médica Tânia Helena Álvares, a premissa desta abordagem é considerar o indivíduo como ponto chave no processo de tratamento e cura das enfermidades. A médica explica que estes recursos somam qualidade aliados ao trabalho da atenção primária à saúde. “As Pics são ferramentas que completam a medicina convencional. Com estes recursos terapêuticos podemos auxiliar a autonomia que cada indivíduo possui para contribuir com a sua cura”, disse.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário