quinta-feira, 17 de março de 2016

Viola odorata


Violeta – Viola odorata (Família das Violáceas). 

Pequena planta vivaz, de 10 a 15 centímetros de altura, nativa da Europa e Ásia, que ainda se encontra espontânea nas clareiras e bordos das florestas, e da qual se originaram as diversas variedades de jardim. Tem flores violeta escuro ou branco, muito aromáticas. 

A esta planta têm-se associado diferentes significados, uns ligados ao seu aspecto frágil e elegante, outros à cor ou ao aroma da flor, e também a ela se ligaram diversos mitos da Grécia e Roma antigas. 

Para os gregos, as violetas eram símbolo de fertilidade e amor e o seu nascimento resultou das gotas do sangue de Attis (semi-deus da vegetação), ao suicidar-se na base de um pinheiro, em consequência do amor ciumento que Cibele (a mãe dos deuses) tinha por ele. Mas quando Cibele ressuscita Attis na Primavera é o ritual do renascer da vida que se celebra. Zeus, por outro lado, transformou a sua amante Io em vitela e então os campos cobriram-se de violetas para a alimentar e perfumar. O símbolo de Atenas era a violeta (Ion), referindo-a Aristófanes numa das suas peças, como a cidade coroada de violetas, fazendo uma analogia com a coroação do rei Ion nessa cidade; até o vinho era aí aromatizado com violetas.

Do ponto de vista terapêutico associam-se às violetas propriedades de combate à tosse, constipações, asma e dores reumáticas.

por Cândido Pinto Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário