domingo, 18 de novembro de 2012

Barbatimão no controle da mastite bovina

Barbatimao.JPG


Resultado de estudo sobre atividade antimicrobiana do barbatimão no combate a organismos associados à mastite em gado foi apresentado em agosto, no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros. A pesquisa resulta de mestrado de Diego Bardal, que defendeu sua dissertação em 5 de agosto de 2011. O barbatimão é uma planta típica do cerrado. "A investigação pode criar opções dentro da terapêutica antimicrobiana veterinária atual, carente de princípios ativos sintéticos eficientes, em função da crescente seletividade de micro-organismos”, diz Bardal “Obtivemos alto rendimento na extração dos bioativos e encontramos experimentalmente, para o estrato aquoso do babrbatimão (Stryphnodendron dstringens), ação bactericida e fungicida in vitro no combate aos principais agentes causadores da mastite bovina”, explica o pesquisador.

O estudo deverá contribuir também para o resgate do conhecimento tradicional sobre plantas medicinais, o que pode proporcionar alternativas para obter substâncias ativas natuais antimicrobicidas de modo sustentável. "O uso do barbatimão pode favorecer ser humano, pela provável redução do uso de antimicrobianos sintéticos em animais produtores de alimentos e auxilia a vaca, por tratar a mastite e diminuir as reações adversas aos medicamentos. Além disso, pode propiciar a inserção das populações locais na cadeia produtiva de fármacos e fixar mais na atividade os produtores de leite, por reduzir o descarte de animais com a doença”, projeta.

Outro potencial apontado por Bardal do uso da planta no tratamento da mastite bovina, refere-se à redução de custos e melhoria de produtos lácteos a serem comercializados. "Fórmulas podem ser feitas na propriedade. Allém de os produtos naturais estarem isentos de custos com pesquisa da molécula ativa específica, provavelmente chegariam ao consumidor com menor valor agregado, se comprado aos convencionais sintéticos”, avalia Bardal.

Título: Atividade antimicrobiana de barbatimão (Stryphnodendron adstringens) (Martius) Coville em agentes causadores da mastite
Autor: Diego Bardal
Orientador: Igor Viana Brandi
Co-orientadora: Anna Christina de Almeida
Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

Link da notícia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário