sábado, 24 de novembro de 2012

Minas Gerais: Projeto "Arcos de Agroecologia" se consolida como exemplo de sustentabilidade

Iniciado em março de 2011, o Projeto ‘Arcos da Agroecologia’ é uma iniciativa da EMATER-MG de Arcos que conta ainda com a participação da EMBRAPA, EPAMIG, Escola Municipal Laura Andrade e do Grupo de Ação Ambiental Guaxinim. 

A primeira propriedade rural selecionada para receber o projeto foi a do agricultor familiar Desedino José Soares. O filho, Igor Luiz Soares Reis, de 12 anos, (foto) é o dono da primeira lavoura de tomate orgânico de Arcos. É dele também a primeira lavoura SAT – Sem Agrotóxico. 
Já se vão dois anos e o Programa se mantêm firme e dando bons frutos, literalmente. Segundo os técnicos da EMATER, Zenaido Lima e Irani Muniz hoje estão sendo produzidos também beterraba, jiló, abobrinha e pimentão; e o projeto está sendo ampliado para outras propriedades rurais. 

Todos esses produtos podem ser encontrados em quase todos os mercados da cidade, e para sejam identificados mais facilmente consta junto aos mesmos uma etiqueta de informações gerais.

A Agroecologia é um enfoque científico que oferece os princípios e as metodologias para apoiar a transição do atual modelo de desenvolvimento rural e de agricultura convencional para estilos de desenvolvimento rural e de agricultura sustentáveis, buscando, num horizonte temporal, a construção de novos saberes sócio-ambientais que alimentem um processo de transição agroecológica. É uma maneira de perceber a natureza, na qual se tem uma visão sistêmica do funcionamento dos diversos agroecossistemas. Mais do que isso, busca-se a consciência de que todos os elementos se inter-relacionam e são igualmente importantes para a saúde das plantas e dos homens.

Iniciado em março de 2011 o Projeto ‘Arcos da Agroecologia’ é uma iniciativa da EMATER-MG de Arcos que conta ainda com a participação da EMBRAPA, EPAMIG, Escola Municipal Rural Laura Andrade e do Grupo de Ação Ambiental Guaxinim. 

A primeira etapa do projeto foi o Seminário de Agroecologia, realizado no dia 16 daquele ano, e contou com os profissionais Fernando Tinoco – agroecologista da EMATER-MG de Sete Lagoas, José Aloisio Alves Moreira e Walter José Rodrigues Matrangolo, da EMBRAPA e Marinalva Woods Pedrosa, da Epamig. Após o evento, a equipe visitou a propriedade selecionada, do agricultor familiar Desedino José Soares e Sirlene Maria do Carmo Soares. O filho do casal, Igor Luiz Soares Reis, de 12 anos, que estuda na Escola Municipal Rural Laura Andrade, é o dono da primeira lavoura de tomate orgânico de Arcos. É dele também a primeira lavoura SAT – Sem Agrotóxico. 

Para o plantio das lavouras, o terreno foi selecionado e a acidez corrigida (pH 6,5), além do preparo do solo com aração e gradagem. Na área já foi plantada a leguminosa crotalária, que servirá para realizar a adubação verde do solo, além de propiciar matéria orgânica e nutrientes para as lavouras, na área onde serão plantados os 1200 pés de tomate. Para proteger a lavoura do ataque de galinhas foi feita uma proteção com 100 metros de tela, doada pelo SICOOB - Centro Oeste e pelo Vereador Jamir Leiteiro. 

MICROORGANISMOS EFICIENTES À SERVIÇO DA AGRICULTURA

Visando conferir boa qualidade do solo, além de ajudar no controle de pragas e doenças, a equipe da EMATER-MG, juntamente com o jovem Igor e seus familiares, fizeram a captura de microorganismos na floresta para compor o que tecnicamente chamamos de EM4 – Microorganismos eficientes. 

Para capturar esses microorganismos no meio natural a equipe orientou o jovem e fez uma demonstração técnica: colocou arroz cozido sem tempero dentro de caixas de madeira e após esse procedimento os recipientes foram colocados em mata bem preservada, para atrair os microorganismos. 

A equipe da EPAMIG de Arcos, liderada pelo pesquisador Albani Dias de Carvalho, está envolvida na proposta e participará das etapas do projeto. Um dos pontos de coleta de microorganismos foi a reserva onde está instalada a unidade de pesquisa de Arcos. Estão previstos outros investimentos em agroecologia na unidade local da empresa. 

Alunos da PUC Minas Arcos, do curso de Comunicação Social – Agência Fkaz e do Grupo de Estudos em Solos Agrícolas do CEFET Bambuí – Curso de Agronomia, se interessaram pelo projeto e acompanharam as etapas subsequentes. Todas as visitas, orientações técnicas e desenvolvimento das ações nas lavouras estão sendo registradas em um livro de ata, pelo jovem Igor. Seu pai, mãe, a irmã Daniela e familiares estão sempre juntos, motivando os registros e, sobretudo, muito curiosos com a nossa proposta de agricultura sustentável.

Data: 21.12.2012
Link:
http://www.portalarcos.com.br/noticia/7718/Projeto--Arcos-de-Agroecologia--se-consolida-como-exemplo-de-sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário