segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dieta faz brasileiro consumir mais suplemento

O ritmo de vida da sociedade moderna é motivo para o consumo de alimentos pouco saudáveis, com muitas calorias, gorduras saturadas, açúcares etc. Essa dieta inadequada leva à carência de nutrientes importantes para o organismo, o que tem feito aumentar a adesão pelas diversas formas de suplementos.

Ter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e sais minerais é imprescindível para o bom funcionamento e equilíbrio das atividades vitais do corpo, além de manter a beleza da pele, do cabelo e das unhas.

Contudo, ter uam rotina saudável é privilégio de poucos. A grande maioria dos brasileiros que vive nas grandes cidades está sempre com pressa para seus compromissos diários e acaba deixando a alimentação correta em segundo plano.

Uma pesquisa feita pelo IBGE aponta que 98% da população brasileira não ingere quantidade ideal de vitaminas por dia. Por esse motivo, não é de se espantar que os suplmentos alimentares venham conquistando espaço na vida da população, de acordo com a ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais).

De acordo com Karina Ruiz, farmacêutica especialista em nutracêuticos e nutricosméticos lembra que, com os métodos de agricultura intensiva, a diminuição da quantidade de minerais e vitaminas presentes nos alimentos tem ocorrido cada vez mais.

Por isso, a suplementação pode ser uma alternativa para suprir parte dessa carência, até mesmo em razão da maior necessidade de nutrientes que o organismo requer ao passar dos anos.

"Ao longo do tempo, quando começamos a envelhecer, absorvemos naturalmente menos nutrientes no sangue, gerando maior necessidade de suplementação", explica Karina.

"Os suplementos são importantes, pois evitam a deficiência e o excesso de nutrientes, mas é sempre bom lembrar que a quantidade e a variedade de suplementos alimentares devem ser indicadas por um profissional", completa.

Atualmente, é possível obter suplementos na forma de cápsulas, shakes, sopas, gomas de mascar, chocolates terapêuticos e até em chicletes.

Veja alguns dos suplementos imprescindíveis para a saúde

Vitamina C: Além da clássica ação imunoestimulante, que protege contra gripes e resfriados, estudos recentes têm demonstrado seus efeitos protetores contra o envelhecimento do cérebro e na melhora da fertilidade. A vitamina C é também fundamental para a pele, pois participa da produção do colágeno, principal proteína da cútis.

Chá verde: Estudos recentes têm demonstrado que este chá não só ajuda a emagrecer, mas também está associado ao rejuvenescimento. O chá verde reduz a formação de rugas, além de proteger a pele contra os efeitos deletérios do sol.

Astaxantina: Considerada a substância do momento, a astaxantina é encontrada em alguns frutos-do-mar, além de outras fontes. Vários estudos têm demonstrado sua atividade protetora sobre o sistema cardiovascular, aumentando os níveis do bom colesterol, efeitos positivos sobre o emagrecimento e ação antioxidante na pele.

Linhaça: Alimento completo, rico não só em ômega-3, um componente anti-inflamatório de primeira linha, mas também em substâncias antioxidantes como as lignanas, inclusive com atividade sobre o diabetes e a osteoporose e fibras, que controlam os níveis de colesterol e ajudam a emagrecer.

Magnésio: Elemento extremamente importante para os ossos, para manter o metabolismo normal do açúcar sanguíneo e ainda para manter a pressão sanguínea normal. A maior parte da população apresenta deficiência desse mineral.

Data: 19.11.2012
Link:
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=249808&codDep=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário