quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Biodiversidade e Fitoterápicos

A biodiversidade é definida como a variedade e variabilidade existentes entre organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais eles ocorrem. Os componentes da biodiversidade podem fornecer uma gama de produtos de importância econômica. Dentre eles destacam-se os fitoterápicos e os fitofármacos, originados dos produtos vegetais. 

O Brasil possui uma magnitude da biodiversidade, contando com a maior diversidade genética vegetal do mundo, sendo 55.000 espécies catalogadas de um total estimado de 350.000 e 550.000. As plantas são uma fonte importante de produtos naturais biologicamente ativos, muitos dos quais se constituem em modelos para a síntese de um grande número de fármacos. 

Pesquisadores da área de produtos naturais revelam uma inacreditável diversidade em termos estruturais e de propriedades químicas e biológicas variadas. Apesar do aumento crescente de estudos na área, apenas 15 a 17% das plantas foram estudadas quanto ao seu potencial medicinal. 

A grande diversidade possibilita a obtenção de novos fármacos, que se distinguem em relação aos fármacos sintéticos na diversidade molecular e a função biológica. O mercado mundial de drogas de origem vegetal é estimado em US$ 12,4 bilhões, sendo o mercado europeu responsável por 50%. 

Os receituários de fitoterápicos e fitofármacos giram em torno de 25% nos países desenvolvidos e de 805 nos países em desenvolvimento. Nos EUA, no período de 1983 a 1994, dos 520 fármacos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), 137 eram produtos naturais e seus derivados. No mesmo período, 61% dos fármacos antituorais eram derivados de produtos naturais. 

No Brasil estima-se que 25% do faturamento da empresa farmacêutica provêm de medicamentos oriundos de plantas. Entretanto, apenas 8% das espécies vegetais da flora brasileira foram estudadas em busca de novos compostos bioativos e 1.100 espécies avaliadas quanto suas propriedades medicinais. 

Destas, 590 são registradas no Ministério da Saúde para comercialização. Esse avanço fez com que muitas indústrias farmacêuticas focadas em medicamentos sintéticos também se esforçassem para ter uma linha de produtos fitoterápicos, a fim de garantir uma fatia no mercado mundial. 

Esse vertiginoso crescimento dos produtos fitoterápicos leva a preocupação em estabelecer políticas e programas de conservação da diversidade biológica. Atualmente, a biodiversidade não é vista apenas como uma fonte de benefícios econômicos, mas uma preciosa biblioteca genética que deve ser estudada e preservada. Essa busca por produtos comerciais derivados de espécies vegetais, conhecido como bioprospecção não deve ser confundida com o que os cientistas e ambientalistas chamam de biopirataria. 

Não há uma definição clara de biopirataria, mas essa prática pode ser entendida como uma exploração de recursos genéticos e posse de patente dos resultados desta exploração, assim como a venda destes produtos por preços excessivos por empresas multinacionais de países desenvolvidos. A falta de políticas de proteção, pesquisa e aproveitamento econômico seriam medidas para controle desta ilegalidade. 

Um exemplo disso foi a patente de extratos de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) concedida em 1997 a uma empresa japonesa; o chá desta planta é utilizado na medicina popular, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil para tratar problemas estomacais. Em 1999, uma parceria de uma universidade brasileira com um laboratório farmacêutico que desenvolviam pesquisas com espinheira-santa se surpreendeu ao solicitar a patente e serem notificados da posse pelos japoneses. 

Data: 21.11.2012
Link:
https://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/21805/biodiversidade-e-fitoterapicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário