quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Portugal: Investigação internacional revela efeitos benéicos da fitoterapia no controlo dos sintomas do HIV

Dia Mundial de Luta contra a SIDA celebra-se a 1 de Dezembro

Uma investigação realizada no Instituto de AIDS da Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que a Fitoterapia Chinesa apresenta benefícios no alívio dos sintomas do HIV possibilitando, até, o seu retardamento. Os investigadores encontraram um composto químico na raiz da planta Astragalus – uma das mais utilizadas na Fitoterapia Chinesa – que demonstrou evitar e atrasar o encurtamento progressivo dos telómeros (cromossomas presentes nas células que, à medida que vão ficando mais curtos, menor é a capacidade do organismo lutar contra as doenças). Geralmente, os telómeros são longos o suficiente para se dividirem muitas vezes sem problemas, mas tal não acontece com os pacientes de HIV: as células do organismo que combatem esta infeção estão continuamente a ser divididas – como forma de combate ao vírus - e geram, consequentemente, um encurtamento muito mais rápido dos telómeros e um envelhecimento extremamente veloz nos pacientes com o vírus.
A fitoterapia já tinha demonstrado melhorar a qualidade de vida dos pacientes de HIV, aliviando sintomas como a febre, tosse, astenia e diarreia. Este estudo traz uma nova esperança de tratamento, até porque se assume como uma possível alternativa para os que não toleram bem as caras e invasivas terapêuticas antiretrovirais.

Esta estratégia pode ser útil, até mesmo, no tratamento de pessoas com imunodeficiências ou que possuem uma maior suscetibilidade a outras infeções virais associadas a doenças crónicas”, explica a Dr.ª Wenqian Chen, Médica especialista em MTC e Diretora Técnica do CTC.

Segundo o último relatório do Instituto Ricardo Jorge, no final de 2011, existiam cerca de 41.035 pessoas infetadas com HIV em Portugal. Ao longo do mesmo ano, foram registados 900 novos casos de infeção, sendo que a grande maioria correspondia a jovens entre os 20 e 39 anos, portadores assintomáticos.

O Centro de Terapias Chinesas (CTC) está sediado em Portugal desde o ano de 1993 dedicando-se à divulgação, tratamento e ensino da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Foi fundado pela Dra. Wenqian Chen, licenciada pela Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin. O CTC conta já com dezenas de milhares de pacientes e alunos, que variam na faixa etária entre os 6 meses de idade e os 96 anos, tendo capacidade de atendimento de 6 a 8 pessoas por hora. Possui a maior equipa de Médicos de MTC da China, e terapeutas credenciados pelo próprio Centro, os quais garantem a seriedade e a eficácia do mais vasto leque de terapias dentro da MTC.

Data: 19.11.2012
Link:
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=107489&Itemid=279

Nenhum comentário:

Postar um comentário