quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nova Petrópolis apresenta projeto de plantas fitoterápicas em Pelotas

O prefeito Luiz Irineu Schenkel e a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social Itajanara Berlitz viajaram nessa terça-feirae a Pelotas onde apresentam amanhã, 14, o programa municipal de uso de plantas fitoterápicas nas Unidades Básicas de Saúde. A experiência exitosa de Nova Petrópolis será discutida juntamente com outras cidades num painel intitulado “Plantas Medicinais na Atenção Básica em Saúde”. “Para Nova Petrópolis é extremamente significativo participar de um evento de cunho estadual, sinal de que esse projeto está dando certo”, salienta o prefeito. O uso de chás no tratamento de saúde tem importante apoio do CETANP (Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis) no cultivo das plantas. Recentemente o município recebeu um secador de plantas que proporcionará um aumento na produção, por conseguinte, a ampliação do programa dentro do município e até para outras cidades da região. 


O painel em que Nova Petrópolis participará faz parte da 7ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Biotivas, evento que reúne hoje e amanhã autoridades de todo estado. O objetivo deste evento é contribuir para a organização da cadeia produtiva das plantas bioativas, nas quais se enquadram as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, de uso agrícola e veterinário, entre outras, além de fortalecer os arranjos produtivos locais, promover o uso sustentável da biodiversidade e o acesso e uso seguro desse recurso através do Sistema Único de
Saúde – SUS.

A sétima edição da RTEPB é uma realização da Embrapa Clima Temperado, Emater/ASCAR-RS, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR-RS), Escola de Saúde Pública (SES-RS), Universidade Federal de Pelotas (Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Veterinária) e conta com o apoio do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul – campus CAVG), Fepagro-RS e Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB-RS).

Data: 13.11.2012
Link:
http://www.novapetropolis.rs.gov.br/noticias_int.php?id=1859

Nenhum comentário:

Postar um comentário