sábado, 24 de novembro de 2012

Nota do CEBRID sobre reportagens relacionadas à maconha

São Paulo, 08 de Novembro de 2012.


Maconha: Mas do que estão falando? É possível tanta contradição? O que está por traz de tudo isso?

Importante revista brasileira apresentou no dia 31/10/12, artigo de capa com os títulos: “Maconha faz mal, sim” e “Maconha: as novas descobertas de medicina cortam o barato de quem acha que ela não faz mal”, com base nas informações de dois médicos brasileiros.

Por outro lado, em conceituado jornal diário de São Paulo, no dia 02/11/2012, foi noticiado:

“Americanos votarão sobre Maconha (...)”, nos Estados de Washington, Oregon e Colorado para saber se legalizariam ou não a maconha para uso recreacional, tendo uma petição assinada por mais de 300 médicos a favor da venda para maiores de 21 anos e cobrança de taxas e impostos.

Eleições americanas feitas no dia 06/11/2012, o uso recreacional da maconha foi aprovado nos Estados do Colorado e Washington; e ainda mais houve também aprovação do uso médico no Estado de Massachusetts, chegando a 18 o número de Estados americanos a aprovar a Cannabis medicinal.

Obviamente, algo muito contraditório: em apenas sete dias (entre 31/10/2012 a 06/11/2012) os leitores brasileiros foram expostos a informações diametralmente opostas, fornecidas à revista em questão por dois médicos do Brasil e nos EUA por mais de 300 médicos americanos.

É realmente lamentável que os leitores brasileiros sejam expostos, como ocorrido pela notícia publicada na revista no dia 31/10/2012, de maneira tão parcial e incompleta, sem o mínimo cuidado de expor pontos de vista contrários, como exige as regras do bom jornalismo.

Na realidade o uso médico da maconha e o reconhecimento que ela não tem os efeitos tóxicos tão graves que lhe atribuem, são aceitos pelos Ministérios da Saúde e sociedades médico-cientificas de países como o Canadá, Espanha, Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Israel e Holanda não havendo, portanto, razão para a omissão destas informações.

O CEBRID poderá encaminhar por solicitação cópia dos trabalhos científicos sobre este assunto.

Atenciosamente
E. A. Carlini
Departamento de Medicina Preventiva - UNIFESP
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas - CEBRID
cebrid.unifesp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário