quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana)


Esta planta tem sido muito utilizada, assim como sene, babosa e outras, com fins laxantes. Sua ação se deve à presença de antranoides, que são glicosídeos, que, após desconjugação pela flora intestinal, estimulam da inervação submucosa, aumentando a peristalse, e auxiliando a eliminação do bolo fecal. Essa atuação ocorre preponderantemente no colon, não no reto. Embora possa haver outros tipos de ação, menos claros, este é considerado o principal mecanismo1.
Seu uso parece bastante seguro, apesar de ser, a rigor, irritativo. É comum desenvolver-se pseudomelanose no colon de pessoas usuárias de antranóides, e, para essa ocorrência o tempo de uso é muito variável, em torno de 3 a 12 meses2. Discute-se, há pelo menos duas décadas, se essa pigmentação intestinal seria um fator desencadeante de câncer, porém persiste a controvérsia, após estudos com animais3, ou em humanos4. Destaca-se relato de caso de paciente imunossuprimido (transplantado hepático) que desenvolveu pólipo, descoberto após um ano de cessado o uso do laxante, já com lesão neoplásica inicial. O autor declara não poder fazer associação com segurança, mas aconselha evitar o uso de senosídeos e similares, por precaução2. É preferível recomendar o ajuste dos hábitos alimentares e o ritmo das evacuações, utilizando medicamentos, inclusive cáscara, por tempo limitado, como auxiliar desse tratamento.
Os antranoides podem interferir, como ocorre com as fibras, na absorção de fármacos administrados por via oral4.

Referências

1- Hardcastle JD, Wilkins JL- The action of sennosides and related compounds on human colon and rectum. Gut 1970;  11: 1038-42
2- Willems M, van Buuren HR, de Krijger R- Anthranoid self-medication causing rapid development of melanosis coli. Neth J Med. 2003;61(1):22-4.
3- Sem Autor Mencionado- NTP toxicology and carcinogenesis studies of emodin (CAS NO.518-82-1) studies in F344/N rats and B6C3F1 mice. Natl Toxicol Program Tech Rep Ser 2001; 493: 1-278
4- Siegers C-P, von Hertzberg-Lottin E, Otte M, Schneider B- Anthranoid laxative abuse – a risk for colorectal cancer? Gut 1993; 34: 1099-01

Link do texto:
Rhamnus purshiana - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-121.jpg

IMPORTANTE

Dados sobre contra-indicações, advertências e precauções no uso de um fitoterápico (VERILAX, da Airela)   contendo  apenas cáscara-sagrada:

Este medicamento é contraindicado para pacientes com obstrução, inflamações agudas intestinais, como a Doença de Crohn e colite ulcerosa (inflamação do cólon com aparecimento de lesões), dor abdominal de origem desconhecida, constipação crônica, menstruação, estados inflamatórios uterinos, cistites (inflamação da bexiga urinária), hemorróidas (dilatação de veias localizadas no ânus ou porção terminal do intestino) e insuficiência do fígado, rins e coração. VERILAX® também é contraindicado para pacientes com abdômen agudo (síndrome com aparecimento repentino de intensa dor abdominal), estenose (estreitamento) intestinal, atonia (perda de tônus), diarreia, náusea (enjôo) e vômitos.

Além disso, é contraindicado em casos de processos ulcerosos do trato digestivo, esofagite (inflamação do esôfago) por refluxo, transtorno hidroeletrolítico, diverticulite (inflamação de divertículos) e doença diverticular, além de apendicite (inflamação do apêndice).

O produto VERILAX®, por ser um medicamento laxativo, é contraindicado nos casos de dor abdominal persistente.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

Em casos de alergia ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Não ingerir doses maiores que as recomendadas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mais de uma semana, salvo sob orientação médica.

Caso seja necessário o uso diário de medicamentos laxativos, a causa da constipação deve ser investigada. O uso de medicamentos laxativos por um tempo maior do que o recomendado pode agravar a constipação (prisão de ventre). Além disso, o uso crônico pode ocasionar dependência, levando à necessidade de aumentar as doses de medicamentos contendo cáscara-sagrada.

Sangramento retal ou diminuição do movimento do cólon, após uso de medicamentos laxativos, pode indicar uma condição mais séria.

Alguns constituintes da cáscara-sagrada podem ser excretados pelo rim, o que pode resultar na coloração alaranjada da urina. Esta mudança de coloração não apresenta perigo para os pacientes.

Pacientes que apresentam cálculos biliares devem fazer uso deste medicamento somente após a consulta médica.

O uso prolongado deste medicamento pode levar ao aparecimento de arritmias cardíacas, nefropatias (desordens nos rins), edema (inchaço) e deterioração óssea acelerada. Também pode ocorrer hiperaldosternosimo (aumento da aldosterona), albuminúria (presença de albumina na urina), hematúria (presença de células sanguíneas vermelhas na urina), inibição da motilidade intestinal e fraqueza muscular.

Além disso, pode ocorrer desequilíbrio hidroeletrolítico, como hipocalemia (baixos níveis de potássio no sangue) e hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), acidose metabólica, diminuição da absorção de nutrientes, perda de peso e cólon catártico (ausência de motilidade no intestino grosso). O uso por períodos prolongados pode levar ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer colo retal.

O uso de medicamentos contendo antraquinonas, por períodos prolongados, pode levar ao aparecimento de pigmentação melanótica na mucosa do cólon. Este quadro, conhecido como pseudomelanose coli, não oferece perigo ao paciente e é reversível após descontinuação do uso do medicamento.

Pacientes idosos devem observar mesma posologia e contraindicações mencionadas para adultos. Nestes pacientes, sintomas como fraqueza e hipotensão ortostática (queda da pressão arterial quando o paciente estiver na posição vertical), podem estar exacerbados nos casos em que medicamentos laxativos estimulantes forem utilizados por períodos prolongados.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou cirurgião dentista.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

A hipocalemia, resultante do uso por longo período, pode aumentar a ação de glicosídeos cardiotônicos (digoxina) e drogas antiarrítmicas que alteram o ritmo sinusal, por atuar em canais de potássio (quinidina).

O uso de diuréticos tiazídicos e adrenocorticosteróides pode agravar a deficiência de potássio, causada pelo uso de cáscara-sagrada. Este efeito também pode ocorrer com o uso de raiz de alcaçuz.

A excreção urinária de metabólitos antraquinônicos pode levar ao resultado falso-positivo na análise de urobilinogênio urinário e de estrógeno, utilizando o método de Kober.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário