quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sobre comercialização do chá

Crescimento asiático é responsável pelo aumento da demanda
Mulheres coletam chá na Indonésia.
Roma, 29 de fevereiro de 2012 - As perspectivas iniciais para 2012 indicam que os preços do chá devem continuar elevados, sendo que a média de 2011 se situou em U$ 2,85 por quilo, informou o Grupo Intergovernamental sobre Chá (GIC) da FAO.

Os preços elevados revelam que a procura por chá preto, que representa o grosso da produção mundial, tem ultrapassado a oferta desde 2009, afirmou o GIC no seu recente encontro bienal em Colombo, Sri Lanka.

Os preços altos levaram a um aumento de cerca de 2,2% das receitas de exportação dos países produtores em 2011, beneficiando especialmente os rendimentos rurais e a segurança alimentar das famílias.

Consumo
O consumo mundial de chá aumentou 5,6% em 2010 – o ano mais recente para o qual existem dados disponíveis, para 4 milhões de toneladas, impulsionado pelo aumento rápido nos níveis de rendimentos per capita, especialmente na China, Índia e outras economias emergentes.

Na China, o consumo total aumentou 8,2% em 2009 e 1,4% em 2010 para chegar a 1,6 milhões de toneladas, o maior do mundo. Na Índia, o consumo subiu 2,4% em 2009 e 1% em 2010, atingindo as 828.890 toneladas.

Produção
Ao mesmo tempo, a produção mundial de chá subiu 4,2% para atingir os 4,1 milhões de toneladas em 2010. A produção de chá preto aumentou 5,5% em resposta aos preços recordes, enquanto a produção de chá verde registrou um aumento de apenas 1,9% . A China continua a ser o maior produtor do mundo, produzindo 1,4 milhões de toneladas, 33% da produção mundial.

Na sua análise sobre o mercado mundial de chás, o Grupo observou uma diminuição do excesso de oferta dos últimos anos, enquanto a oferta e a procura avançam para um maior equilíbrio. Os preços estão mais elevados do que na última década. Mas essa tendência pode não continuar, se os produtores reagirem muito aos elevados preços atuais, advertiu o GIC.

Sobre projeções para a próxima década, o Grupo Intergovernamental estima que a produção mundial de chá preto deve crescer cerca de 1,9% ao ano até atingir os 3,28 milhões de toneladas em 2021, para chegar a um equilíbrio com a demanda, atingindo um preço de U$ 2,75 por quilo, ligeiramente abaixo do preço atual.

A FAO calcula o preço global composto do chá com base nos preços médios ponderados de chá preto alcançados nos leilões mais importantes do mundo.

O chá verde cresce rapidamente
A taxa de crescimento da produção prevista para o chá preto é de 1,87%, descendo ligeiramente em comparação com 1,99% de crescimento médio anual na última década. Espera-se que o consumo de chá cresça 1,8% ao ano e atinja os 3,36 milhões de toneladas em 2021.

De acordo com Grupo, a produção global de chá verde deverá atingir os 2,6 milhões de toneladas em 2021, crescendo mais rapidamente do que o chá preto. A taxa de crescimento de chá verde, calculada em 7,2%, reflete o forte crescimento esperado para a China, onde a produção deverá atingir os 2,3 milhões de toneladas.

Os participantes na reunião pediram também uma maior diversificação de outros segmentos de mercado, como o chá orgânico.

Os documentos completos da 20 ª Sessão do Grupo Intergovernamental sobre Chá estão disponíveis neste
link.

Data: 29.02.2012
Link:
https://www.fao.org.br/pcdpe.asp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário