domingo, 13 de janeiro de 2013

Estudo científico confirma o que muitos já desconfiavam: a música popular esta menos criativa!


Escrito por Eliane Ramos.

Já ouvi muitas pessoas reclamarem da qualidade das musicas populares das últimas décadas em conversas informai e até mesmo em postagem pelas redes sociais, mas apenas agora um estudoformal, quantitativo e sistemático atesta a qualidade da musica ocidental ao longo de, aproximadamente, meio século.

“Medindo a evolução da música popular ocidental contemporânea” esse é o titulo em tradução livre de uma pesquisa que buscou compreender a evolução histórica de músicas gravadas entre 1955 e 2010.

A pesquisa foi realizada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, com dados da Universidade de Columbia.

Foram analisadas 464,411 mil gravações musicais distintas,o que corresponde a mais de 1.200 dias de escuta contínua, de diversos gêneros populares, incluindo rock, pop, hip hop, metal e música eletrônica. Sendo que foram observados pontos como: amplitude de som ou volume, passos (acordes, melodia e arranjos de tons...) e timbres.

Os resultados foram desanimadores. O estudo, de forma abrangente, revelou que as músicas estão mais parecidas entre si, ou seja, há menos variedade de timbres e sonoridade, o que dá uma sensação de estarmos sempre ouvido a mesma coisa.

Os sucessos de hoje repetem, basicamente, a mesma estrutura dos sucessos mais antigos, com algumas manipulações básicas devido as novas tecnologias utilizadas na gravação.

Um outro resultado do estudo são os volumes cada vez mais altos devido as modernas técnicas de gravação que conseguem capturar sons mais altos.

O estudo concluiu que a música popular ocidental não tem tendências claras e não mostram alterações significativas em mais de cinqüenta anos.

Sendo assim, estamos nos enganando ao pensar que esta aumentando a variedade musical, na verdade apenas pode-se ter um número maior de cantores que fazem sucesso.

Observações: 1 - Com esse estudo podemos deixar os “achismos” para ter certeza de que Lady Gaga é apenas uma versão atulizada da Madonna, misturada com kelly minogue aperfeiçoada pelo mixador de som, contudo acho não deixarei de apreciá-la. 2 – Quem disse que a musica dos avós é ultrapassada, desconhece que ouve, praticamente, a mesma música gravada por tecnologias diferentes.

Referências

Artigo: Measuring the Evolution of Contemporary Western Popular Music, escrito por Joan Serrà, Álvaro Corral, Marián Boguñá, Martín Haro e Josep Ll. Arcos.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário