domingo, 13 de janeiro de 2013

Resumo dos Estudos sobre Mentha X piperita

a. Óleos essenciais e efeito antiespasmódico


Mentha piperita é uma planta conhecida no Brasil como "hortelã pimenta", cujo óleo essencial é usado na medicina popular como antiinflamatório, antiespasmódico, expectorante e anticongestivos. Neste trabalho foi investigado o efeito de diferentes concentrações do óleo essencial de M. piperita em anéis de traqueia de rato e o seu respectivo mecanismo de ação. O óleo de hortelã-pimenta inibiu contrações induzidas por carbacol, que foi revertida pela indometacina, l-N-metil-nitro-arginina por hexametônio, mas não por tetraetilamónio. Estes dados sugerem a participação da prostaglandina E2, do óxido nítrico e dos gânglios autonômicos no efeito relaxante do óleo de hortelã-pimenta, que pode ser correlacionado com a sua utilização popular em doenças respiratórias.

De Souza et al. Antispasmodic effect of Mentha piperita essential oil on tracheal smooth muscle of rats. Journal of Ethnopharmacology. 130: 433-436. 2010

b. Menta – propriedades neurológicas

Com o objetivo de investigar a potencial atividade no sistema nervoso central (SNC) de plantas medicinais tradicionais, quatro espécies e um híbrido do gênero Mentha (M. aquatica, M. longifolia, M. pulegium, M. suaveolens e M. x piperita) foram selecionadas. Extratos metanólicos das plantas foram testados na proteção contra os efeitos de toxicidade induzida em células PC12, na atividade antioxidante (por ABTS) e propriedades neuroquímicas (inibição da MAO inibição da AChE e afinidade para o receptor GABA A). M. piperita e M. aquatica apresentaram significativa proteção das células PC12 contra o estresse oxidativo. Todas as plantas exibiram atividades antioxidante e inibitória da MAO-A, sendo M. piperita a mais ativa. M. aquatica apresentou a maior afinidade para o ensaio de receptor GABA A. Dessa forma, os resultados demonstraram que a hortelã exerce efeito sobre o sistema nervoso central.

Lopez et al. Neuroprotective and neurochemical properties of mint extracts. Phytotherapy Research. 24: 869-874. 2010.

Texto extraído do Boletim PLANFAVI n. 23, julho a setembro, 2012 
Sistema de Farmacovigilância de Plantas Medicinais 
CEBRID – Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo 
Rua Botucatu, 862 – 1º andar 04023-062 – São Paulo – SP 
Telefone: 0xx11- 2149-0161 

Nenhum comentário:

Postar um comentário