terça-feira, 15 de outubro de 2013

"Horta" na cozinha - cultivo de brotos

Texto e fotos: Naturopata e Terapeuta Ortomolecular : Ana Kaliszewski 


É fácil encontrar broto de feijão e de alfafa no supermercado. Outros tipos, porém, só cultivando em casa. O método é simples e ocupa pouco espaço, mas requer paciência e dedicação. Vale a pena. Quer tentar?

• Separe as sementes (linhaça, girassol, alfafa, gergelim, rabanete, trevo) ou grãos (arroz, quinua, trigo, lentilha, feijão-verde, grão-de-bico, aveia, soja, ervilha). Obs.: só utilizar sementes não tratadas com agrotóxicos.

• Coloque 3 colheres de sopa das sementes ou dos grãos em um vidro limpo e deixe-os de molho em água mineral por uma noite (cerca de oito horas). Feche a boca do vidro com um 
pedaço de filó (tecido escolhido por ser mais poroso e natural) preso com um elástico.

• Na manhã seguinte, escorra a água (ela passa pelo filó). Em seguida, lave as sementes e escorra novamente. Repita essa operação duas vezes por dia. Mantenha o vidro inclinado com a boca virada para baixo, em um local com sombra e arejado. Em dias mais quentes, os primeiros sinais de germinação – um fio branco que rompe a cascado grão – surgem em 48 horas, em média.

• Geralmente, o broto está pronto para ser consumido depois de uma semana. É só colher e acrescentar na salada, no sanduíche, no suco. bon appetit !!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário