quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Alimentação nas creches e escolas – 2ª parte

fevereiro 8, 2014 por Alimentação e Saúde Infantil
Trecho extraido do Manual de Orientação para a Alimentação Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos

O que controlar?

Atualmente, há uma grande exposição das crianças na faixa etária escolar aos alimentos do tipo guloseimas, frituras, refrigerantes e outras bebidas de baixo valor nutricional, bem como um grande apelo publicitário destes.

O consumo de alimentos industrializados de alta densidade energética (com grande quantidade de gorduras e/ou açúcar) e baixo valor nutricional (pobre em minerais e vitaminas) aliado ao comportamento sedentário são apontados como principais causas do aumento do excesso de peso entre crianças nas fases pré-escolar e escolar no Brasil.

Percebendo-se a escola como um ambiente de promoção de hábitos alimentares saudáveis, cabe ao nutricionista orientar para a não disponibilidade destes alimentos no ambiente escolar, seja na elaboração do cardápio, na orientação de cantineiros, pais dos escolares, comunidade escolar e todo ambiente onde a escola está inserida.

A mesma atenção deve ser dada à publicidade destes alimentos na escola. No país,
diversos municípios e estados já possuem inclusive legislações específicas para nortear a venda de alimentos nos estabelecimentos comerciais que porventura funcionem no ambiente escolar.

Além dos alimentos industrializados é necessário cuidado também com as preparações elaboradas na própria escola.

Dar preferência a preparações que utilizem pouca quantidade de gordura (como assados, cozidos, ensopados, grelhados), bem como capacitar os cozinheiros a utilizarem pouco óleo vegetal, sal e açúcar quando cozinharem.

Essas são boas estratégias para melhorar a qualidade nutricional da alimentação escolar.

Com os recursos obtidos para a aquisição da merenda escolar é proibida a aquisição de bebidas com baixo teor nutricional, como por exemplo: refrigerantes, refrescos artificiais e outras bebidas similares.

Deve-se optar sempre por refrescos e sucos elaborados com fruta in natura.

Mais sobre alimentação de escolares:



(também nas creches e escolinhas)

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário