sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bebês que se alimentam com leite materno adoecem menos

30 Maio 2014
Foto: Aurelie and Morgan David de Lossy/cultura/Corbis

De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos, bebes de até seis meses devem se alimentar exclusivamente com leite materno. E para que nenhum bebe fique sem leite, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional de doação de leite humano com o slogan “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”. A campanha deste ano tem como meta aumentar em 15% o volume de leite coletado no Brasil, ampliando o número de bebês beneficiados.

Tal campanha se faz necessária porque algumas mães não conseguem amamentar seus filhos por algum motivo e precisam de doações. Qualquer mulher que amamente tem condições de doar leite para bebês prematuros e de baixo peso. Para isso, basta procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH) possui hoje 213 BLHs e 131 postos de coleta em todo o Brasil (encontre-os aqui) e eles podem inclusive ir até a casa da mãe para recolher o leite.

O leite materno contém tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida, inclusive água. “Esse é o alimento padrão para o bebê até os seis meses, não só pelo beneficio nutricional, mas também pela consolidação dos vínculos afetivos com a mãe e pela cobertura imunológica”, explica Jacira Maria Gomes da Silva, pediatra da creche do Ministério da Saúde. Jacira ressalta que o leite materno é como se fosse uma primeira vacina que o bebê recebe, pois ele evita doenças como diarreia e pneumonia, diminuindo a mortalidade infantil.

Os bancos de leite estão entre as principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. Essa iniciativa ajudou o Brasil a reduzir em 77% a taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos), no período de 1990 a 2012. Com isso, alcançamos o índice definido pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio três anos antes do prazo estabelecido.

Após os primeiros seis meses de vida, o bebê deve receber de forma lenta e gradual uma alimentação complementar. Mesmo recebendo outros alimentos, a criança deve continuar a mamar no peito até os dois anos ou mais, pois o leite materno continua alimentando e protegendo-a contra doenças.

“Não tem problema continuar amamentando depois dos dois anos. O leite materno jamais trará algum dano. Mas, a partir do sexto mês, há outras necessidades do organismo que precisam ser supridas. O bebê deve se alimentar com leite materno e uma alimentação complementar, como feijão, arroz, frutas e hortaliças”, completa a pediatra Jacira da Silva.

Referência – O modelo do Banco de Leite Humano brasileiro é referência internacional. Desde 2005, o Brasil exporta as técnicas de baixo custo para implantar bancos de leite humano para 23 países na América Latina, Caribe hispânico, Península Ibérica e África. 

Para saber como doar leite humano ou esclarecer dúvidas sobre amamentação, consulte o site da rede ou ligue gratuitamente para 0800 026 8877

Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário