sexta-feira, 19 de abril de 2013

Artigo: Potencialidades do yacon (Smallanthus sonchifolius) no diabetes Mellitus

Autoras
Erika Natália de Albuquerque, Priscilla Moura Rolim
Revista de Ciências Médicas, v. 20, n. 3/4, 2011 

Resumo

O diabetes Mellitus é uma doença crônica que acomete pessoas em todo mundo, necessitando de tratamento intensivo, orientação médica e nutricional adequada. Estudos recentes estão estudando substâncias contidas nos alimentos que apresentem benefícios à saúde, objetivando a prevenção dessa doença e a melhoria na qualidade de vida da população. O yacon (Smallanthus sonchifolius), conhecido pelo seu conteúdo de componentes prebióticos, inulina e Frutoligossacarídeos, é uma raiz tuberosa de origem andina, que nos últimos anos tem sido cultivada no Brasil. Tem como carboidrato de reserva os frutanos, substâncias que atuam como fibras solúveis, além de outras funções fisiológicas, tais como: diminuição da glicemia pós-prandial, redução do índice glicêmico e carga glicêmica. Os frutanos presentes no yacon não necessitam de insulina para seu metabolismo, um dos fatores que justificam o desenvolvimento de novos produtos utilizando o yacon como alternativa de substituição ao açúcar, destinados a pacientes diabéticos. A inulina e os Frutoligossacarídeos presentes no yacon estão sendo cada vez mais estudados e aplicados na tecnologia de alimentos, como substitutos de gordura e açúcar, respectivamente. Nesse sentido, esses compostos bioativos são promissores na aplicação clínica, pois além de melhorar a saúde intestinal, somam benefícios funcionais em indivíduos portadores de diabetes Mellitus.

Conclusão

Ao longo deste estudo, pôde-se constatar, por meio da pesquisa bibliográfica, que os frutanos (inulina e FOS) presentes no yacon atuam de forma favorável no controle da glicemia em pacientes diabéticos.

Essas constatações apontam para utilização do yacon como coadjuvante alimentar, agregando valor nutricional ao produto. Entretanto, são necessários ensaios analíticos com métodos instrumentais para determinar as frações dos frutanos na matéria--prima e nos produtos, como também mais estudos que evidenciem sua ação hipoglicemiante em humanos.

Apesar de ser um alimento de grande interesse para a indústria alimentícia, devido às propriedades tecnológicas e funcionais, sobretudo em pacientes diabéticos, ainda há poucos estudos com o yacon.
Link para o artigo completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário