quinta-feira, 18 de abril de 2013

Melhorando o sistema imunológico, texto de Elaine Cristina Lach Lozio

Atualmente o que mais deprime o sistema imunológico é o estresse. Por isso, cuidar da alimentação, fazer atividade física e cuidar da vida afetiva ainda são os melhores remédios para qualquer doença. 


Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir gripes e resfriados, e mesmo para quem já está com os sintomas, alimentar-se bem pode encurtar a duração dessas doenças. A alimentação saudável, rica em alimentos fontes de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e cria defesas orgânicas para combater o vírus. 

Algumas recomendações: 

· Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois o vírus vive melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade. 

· Não tome leite se estiver resfriado ou com sinusite, pois este alimento produz muito muco e dificulta a cura. 

· Alimentos enriquecidos com probióticos (microorganismos vivos do tipo lactobacilos e bifidobactérias) e prebióticos (componentes extraídos de certos vegetais conhecidos como inulina, oligossacarídeos e frutooligossacarídeos) promovem a colonização do trato intestinal com bactérias benéficas, melhorando o funcionamento do sistema imunológico e reduzindo o risco de inúmeras doenças, como, por exemplo, as gripes e os resfriados. 

· Abuse da cebola na sua alimentação. 

· Alho é excelente para o sistema imunológico (1 dente por dia, e não pode ser frito). Gengibre e limão podem ser utilizados para minimizar o hálito de alho. 

· O cogumelo Shiitake também é um excelente antiviral.

· Evite ao máximo os alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas, frituras e a milanesa, por exemplo. 

· O inhame, a quinoa,  a batata yacon e a semente de linhaça, também auxiliam a imunidade 

· Os chás de gengibre, alho, alecrim, limão e laranja, também são excelentes antivirais. 

· A VITAMINA A apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas. Sua deficiência provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. Os alimentos ricos nessa vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão, verduras verde escuras e outros vegetais de coloração amarelo ou vermelho fortes. 

· A VITAMINA C estimula a resistência às infecções por meio da atividade imunológica de leucócitos. Aumenta a produção dessas células de defesa, as quais têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência à infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes dessa vitamina. Morango, repolho e pimentão verde são boas fontes também. É facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C. 

· A VITAMINA E tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C, e com o mineral selênio, agindo como antioxidante. Alimentos ricos em vitamina E são o germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes. 

· ZINCO: esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiência de zinco resulta em diversas doenças imunológicas; e a deficiência grave desse mineral causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves, por exemplo, são alimentos com considerável quantidade de zinco. 

AROMATERAPIA como coadjuvante: O ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO STAIGERIANA DEIXA O AMBIENTE COM CHEIRO DE LIMÃO (CIDREIRA) E PROTEGE. Pode ser colocado 1 gota no blusão da criança (não pode entrar em contato com a pele, por ser alergênico) 

A cânfora também pode ser usada fazendo um colarzinho e deixando dentro do casaco (não é recomendado para quem faz uso de homeopatia). 

Chás e tinturas de ervas podem ser utilizadas a partir de uma avaliação individual.

Texto: Elaine Cristina Lach Lozio
Nutricionista com formação em Psicologia Transpessoal

Consultório: Rua Pedro Morgante , 76 , Vila Mariana 
Agendar consulta pelo e-mail elaine.lach@terra.com.br
São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário