sábado, 20 de abril de 2013

Textos de "Nasrudin"

Mude-se para outro lugar

Por algum motivo que agora já caiu no esquecimento, o povo de Aksehir zangou-se muito com Hodja, e quis expulsá-lo da cidade. Queixaram-se dele ao Juiz e este viu-se obrigado a intimar Nasrudin e dizer-lhe:

- Hodja, o povo da cidade não te quer. Todos desejam que te mudes para outro lugar.

- Eu é que não gosto do povo daqui - respondeu Nasrudin. - No que me diz respeito, podem todos ir embora da cidade!

- Mas eles são muitos, e tu és só um! - disse o Juiz.

- Então, já que são muitos, é ainda mais fácil para eles. Podem trabalhar juntos e construir uma cidade onde quer que desejem. 
Mas como é que eu posso, na minha idade, construir uma casa nova e cultivar um jardim no meio do campo?


O equilíbrio do mundo

Um dia perguntaram a Nasrudin.

- Mestre, ao amanhecer o dia, cada um vai para o seu lado: uns por aqui, outros por ali, por que será?

- Se todos fossem para a mesma direção - responde Nasrudin - o mundo se desequilibraria e cairia!


Descida

- Nasrudin, como caíste do burro?
- Não estive mal. Eu ia descer, de qualquer maneira.


Aprendizado

"Como foi que você aprendeu tanto, Mullá ?", perguntaram certa vez a Nasrudin.

"Falando muito", respondeu ele.

"Vou colocando em sequência todas as palavras que me ocorram. Quando eu fico interessante, posso ver o respeito no rosto das outras pessoas. Na hora em que isso acontece, começo a tomar nota mentalmente do que disse".

Extraído de
'Contos de Ensinamento do Mestre Sufi Nasrudin'
Edições Dervish

2 comentários:

  1. Meu querido Amigo, professor Nasrudin Furlan... Tire uma folga dessa vida agitada de cidade grande e venha ficar uns dias conosco. Será uma alegria receber você é sua família.

    R. Leandro

    ResponderExcluir
  2. Olá, grande amigo Leandro. Saudades. Por aqui, a vice-reitoria da UNITAU impede longas férias. Mas pode ter certeza que farei esforço para visitá-lo. Abraços

    ResponderExcluir