sexta-feira, 19 de abril de 2013

Receitinhas de manteigas funcionais!


Fazer dieta não é sinônimo de cortar alimentos gostos ou deixar de lado as possibilidades de incrementar um prato. Afinal de contas, o objetivo é perder peso de forma menos sacrificante possível e não passar fome e ainda por cima ingerir comidas sem gosto! O mais importante na dieta é saber substituir os alimentos engordativos e altamente calóricos por correspondentes menos gordurosos e mais leves.

Os carboidratos em excesso devem ser cortados. Mas, mesmo deixando o pãozinho de lado, você ainda pode comer as bolachinhas salgadas ou os pães integrais sem culpa ou peso na consciência. Por outro lado, é preciso saber o que combinar com os biscoitos e pães. As geléias não são a melhor opção nesse momento, já que são ricas em açúcares.

Sendo assim, que tal recorrer as manteigas? Isso mesmo! Quem está em processo de reeducação alimentar pode sim acrescentar a manteiga na dieta sem correr o risco de colocar tudo a perder. Mas, atenção! Não é qualquer tipo de manteiga não! As permitidas são apenas as funcionais! Quer saber como fazer as manteigas funcionais em casa, sem gastar muito e ainda ter opções saudáveis e gostosas para comer sempre que quiser? O No Pátio ensina!

Manteiga de castanhas

Ingredientes:
-200g de amêndoas
-avelãs ou nozes

Modo de preparo:
Coloque as oleaginosas bem descascadas em tempo médio de 5 a 10 minutos. Se você optar por avelãs, lembre-se que ela vai soltar a pele quando estiver tostada. Esse é o sinal! Para tirar a pele por total, use um guardanapo de pano e esfregue bem as avelãs até a pele soltar totalmente. Depois que as oleaginosas esfriarem, leve ao processador durante 5 minutos. Agora, opte por uma das variações abaixo:

Variação 1: manteiga de amêndoas ou nozes
Coloque uma pitada de sal, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sobremesa de xarope de agave, açúcar mascavo ou mel.

Variação 2: manteiga de avelãs
Acrescente 2 colher de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 2 colheres de sopa de xarope de agave e uma pitadinha de sal. Cuidado para não exagerar no sal.

Manteiga melhorada

Ingredientes:
-1 xícara de chá de manteiga na temperatura ambiente
-1 xícara de chá de oliva extravirgem
-Sálvia
-Orégano,
-Alecrim
-Louro a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no processador e quando atingir a consistência de pasta, leve a geladeira até ficar bem durinha.

Manteiga de azeite

Ingredientes:
-2 xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
-Sálvia,
-Orégano
-Alecrim ou louro a gosto
-Alho triturado ou pimenta em grão (opcional)

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e mexa bem ou bata-os no liquidificador. Depois, leve à geladeira até endurecer e ficar em consistência de manteiga mesmo.

Agora é saborear essas delícias junto a bolachas e pães integrais, com fibras e específicos para dieta. Não adianta nada juntar a manteiga funcional a outros alimentos que não sejam igualmente leves!

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário