quinta-feira, 18 de abril de 2013

Por que o Dia Nacional da Literatura Infantil é em 18 de abril?

Cartola - Agência de Conteúdo

Em 18 de abril, data que marca o nascimento de Monteiro Lobato, comemora-se no País o Dia Nacional da Literatura Infantil. Trata-se de uma homenagem ao escritor que revolucionou a indústria literária ao criar livros que aguçaram o imaginário das crianças, até então acostumadas a obras recheadas de preceitos éticos e morais.

O menino de Taubaté

Em 18 de abril de 1882, nasceu José Renato Monteiro Lobato em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Em função das iniciais J.B.M.L., gravadas em uma bengala do pai, mudou depois seu nome para José Bento. Na infância, já demonstrava o interesse pela literatura e escrevia para jornais da escola. Logo cedo, teve de saber lidar com a perda: quando tinha 15 anos, morreu seu pai, o fazendeiro José Bento Marcondes Lobato, e, um ano depois, a mãe, dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato.

Por influência do avô, concluiu o curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo. Nessa época, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Com o diploma em mãos, mudou-se para Areias, onde foi nomeado promotor público. Trocou de lar novamente após a morte de seu avô, que deixou como herança uma fazenda em Buquira (hoje, Monteiro Lobato), local que seria o seu próximo destino. Acompanhado de sua esposa, Maria da Pureza de Castro Natividade, e inspirado pelo ambiente do campo, foi onde iniciou sua projeção como grande escritor.

Foto: Acervo Família Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário