MANAUS – Com possíveis propriedades medicinais para cicatrização de ferimentos a gastrite, a planta corama é usada na Amazônia no combate a várias doenças, segundo o técnico em plantas medicinais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Moacir Biondo. A origem da planta ainda é certa, mas segundo Biondo, que também é apresentador do programa de TV Ervas e Plantas Medicinais da Amazônia, do canal Amazon Sat, é uma das plantas medicinais mais utilizadas na medicina tradicional amazônica.
A corama possui diversos nomes populares e, no interior do Amazonas, é conhecida como escama de pirarucu, diabinho, folha-da-fortuna e folha-santa. Biondo afirmou que a planta é capaz, também, de combate a inflamações e bactérias.
Como medicamento, a corama é usada em forma de chá. Especificamente para gastriste, Biondo recomenda separar de duas a três folhas de corama, um copo com água pequeno, bater no liquidificador, coar e beber o chá. Ele disse que a mistura deve ser tomada duas vezes por dia.
“Ao acordar, tomar em jejum meia hora antes do café e antes de dormir. O resultado é em aproximadamente 30 dias, mas lembrando: uma boa alimentação, sem excesso de frituras e gorduras, é essencial”, detalhou o apresentador.
Data: 27.05.2013
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário