sábado, 28 de setembro de 2013

Nutricionista tem importante papel para a saúde pública

27 de setembro de 2013

Programa de rádio desta semana apresenta 2ª edição da série “Profissionais da Saúde”
Uma pesquisa realizada em 2012 pelo Ministério da Saúde revelou que, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira, ou 51%, está acima do peso ideal. E se não bastasse esse índice preocupante, também foi constatado que a obesidade já atinge 17% da população, percentual superior aos 11% de 2006, ano em que os dados começaram a ser coletados.

Os números impressionam e deixam um alerta sobre a relevância dos nutricionistas para a saúde pública. “Cada vez mais este profissional tem um papel preponderante nas equipes de saúde, porque ele pode organizar os hábitos alimentares mais compatíveis com as necessidades de promoção da saúde dos indivíduos”, sugere o professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, José Divino Lopes.

Ele também comenta a influência do profissional na escolha do cardápio de pacientes hospitalizados. “O nutricionista da área clínica, que trabalha com a prescrição de dietas para esses pacientes, tem contato direto com um nutricionista que cuida da produção da alimentação no que se refere às boas práticas”. Esse trabalho em equipe abrange, segundo o professor, desde a aquisição até a manipulação e preparo dos alimentos.
Ilustração: Bruna França

Além dos casos em que o indivíduo recorre a uma dieta restritiva por motivo de doença, como a diabetes, há pessoas que procuram somente um modelo alimentar que proporcione benefícios para suas atividades físicas. “Hoje, os nutricionistas estão presentes tanto em academias e clubes esportivos de renome como em hospitais que têm um nível de profissionalização eficiente”, declara José Divino. Em ambas as situações, ele avalia, esses profissionais devem ser consultados porque, em geral, ocorrem muitos erros de procedimentos alimentares que fazem piorar o quadro clínico do indivíduo.

Tema da semana

Saiba mais sobre a importância atual de outras habilitações da área da saúde, como Fisioterapia e Farmácia, e as não menos importantes Terapia Ocupacional e Gestão de Serviços de Saúde, para o bem-estar da população. Confira a programação:

Fisioterapia – segunda-feira (30/09/13)

Nutrição – terça-feira (01/10/13)

Terapia Ocupacional – quarta-feira (02/10/13)

Farmácia – quinta-feira (03/10/13)

Gestão de Serviços de Saúde – sexta-feira (04/10/13)

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 fm. Ele ainda é veiculado em 32 emissoras de rádio em Minas Gerais. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

Profissionais da Saúde II

De 30/09 a 04/10/2013

O Saúde com Ciência desta semana traz a 2ª edição da série “Profissionais da Saúde”. Descubra a importância atual de fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos para o bem estar da população. Outras profissões relevantes da área, mas desconhecidas para muita gente, como Terapia Ocupacional e Gestão de Serviços de Saúde, também são destaques. Não perca!

Programa 1

Fisioterapia
Segunda-feira (30/09/2013) 
Duração: 4min03
Entrevistada: Danielle Gomes Pereira – professora do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Programa 2

Nutrição
Terça-feira (01/10/2013)
Duração: 4min07
Entrevistado: José Divino Lopes Filho – professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG.

Programa 3

Terapia Ocupacional
Quarta-feira (02/10/2013)
Duração: 4min
Entrevistada: Márcia Bastos Rezende – professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Programa 4

Farmácia
Quinta-feira (03/10/2013)
Duração: 3min56
Entrevistada: Cristiane Menezes de Pádua – professora da Faculdade de Farmácia da UFMG..

Programa 5

Gestão de Serviços de Saúde
Sexta-feira (04/10/2013)
Duração: 4min02
Entrevistada: Adriane Vieira – coordenadora do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário