sábado, 7 de dezembro de 2013

Incentivar imaginário da criança é saudável

Papai Noel é um senhor gordinho, bonachão, que tem a barba comprida e bem branca. Ele usa gorro e roupa vermelhas e vive no Polo Norte junto com a Mamãe Noel, duendes e renas voadoras. Toda noite de 24 de dezembro, ele voa com um saco bem grande repleto de presentes e os distribui para todas as crianças do mundo que foram boazinhas durante o ano. Difícil de acreditar? Não para a maioria dos pequenos, que esperam ansiosos pela visita do bom velhinho.

De acordo com Sérgio Dório de Carvalho, psicopedagogo e responsável pela Recreação Terapêutica do Hospital Criança Conceição (HCC), incentivar as crianças a crerem em figuras imaginárias, como a do Papai Noel, enriquece o imaginário e favorece a exploração do pensamento infantil. “Ele é norteado pelo mágico e fantasioso. É a forma que a criança tem de vivenciar aquele mundo novo que aparece para ela. É altamente saudável para o desenvolvimento cognitivo da criança, para que ela possa compreender a realidade”, explica o pedagogo. E acrescenta: “A fantasia, a brincadeira e a imaginação ajudam os pequenos a lidarem com os sentimentos. Ela naturalmente tem que passar por esta fase do pensamento mágico e, com os anos, ela vai tirar conclusões sobre a veracidade ou não daquilo”.

Brincadeira em família - “Escrevi cartinha para o Papai Noel junto com meus dois filhos, Artur e Elisa (4 e 2 anos). Envelopamos e adesivamos a carta e coloquei dentro da minha própria caixa do correio para eu poder guardar. Minha mãe conserva até hoje uma cartinha que eu escrevi quando criança, pedindo uma boneca do meu tamanho e uma vassoura. É muito bom relembrar este período tão cheio de fantasia. É fundamental este lado imaginário, é o período para cultivar a inocência. Eles contam histórias, esperam o Papai Noel. Acho esta imaginação importante para a criança ser criança ”, conta a analista administrativa da Secretaria de Atenção à Saúde Indígena (Sesai), Cidália Sant´Ana. “Como supostamente o Papai Noel só presenteia quem foi uma pessoa boa durante o ano, estimulei que cada um falasse o que fez de bom e de ruim. Acredito que é importante ensinar valores por meio do lúdico, ensinar limites e disciplina de maneira leve”, completa.

“Não há desvantagem alguma os pais estimularem a crença em figuras imaginárias. É importante entender que o Papai Noel é um arquétipo, que simboliza a Boa Nova. Remete a questões ligadas à solidariedade. Com o passar do tempo, a figura deixa de existir mas o conceito moral persiste”, observa Sérgio Dório.

Ajuda na recuperação - O psicopedagogo do HCC ressalta que entre as crianças internadas nos hospitais, a importância do Papai Noel é ainda mais forte. “Além de esperança, são traços muito fortes da figura do Papai Noel a caridade, solidariedade e união, pois a família se reúne durante o Natal”, destaca. “O Papai Noel é importante para o processo de recuperação, pois este vai muito além da medicação. A criança está afastada do convívio social e, mesmo assim, o Natal não deixou de fazer parte da vida dela. Ela acaba levando uma lembrança boa do período que ficou no hospital”, acrescenta.

E a boa vontade e alegria contagia até os adultos. Muitos profissionais da saúde e voluntários do hospital ajudam os pequenos pacientes a escrever cartinha para o Papai Noel. “Parcerias são criadas para realizar estes desejos. Uma vez uma das crianças queria conhecer um jogador de futebol que ele admirava. A movimentação do voluntariado foi tão grande que conseguiu levar o ídolo até ao hospital”, recorda Sérgio Dório.

Fonte: Ana Paula Ferraz / Comunicação Interna / Agência Saúde

Data 29.11.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário