sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

São Paulo: Hospital das Clínicas oferece tratamento gratuito para a intolerância à lactose

O Hospital das Clínicas em São Paulo oferece gratuitamente tratamento para a intolerância ou alergia à lactose, o único centro de tratamento gratuito em todo o Brasil.

Para conseguir o tratamento, o paciente precisa ter um encaminhamento médico com a confirmação do diagnóstico. Após apresentar o documento, uma triagem é agendada para saber se a intolerância possui tratamento já que existem diversos tipos e nem todos são tratáveis.

Para agendar a triagem, o interessado deve ligar ao ambulatório do Hospital das Clínicas em São Paulo, às terças-feiras, das 08h às 16h. O telefone para contato é (11) 2661-6098.

A intolerância ou alergia à lactose

Impedida de tomar ou comer qualquer derivado do leite, como sorvete, iogurte, bolo e chocolate, a pessoa com intolerância ou alergia à lactose possui a falta da enzima “lactase”, responsável pela digestão do açúcar do leite.

O problema, quase sempre hereditário, possui como sintomas mais comuns dores abdominais, gases (flatulência), sensação de inchaço, cólicas e diarreia. As reações podem ocorrer imediatamente após a ingestão do agente alérgeno ou podem ser retardadas e levar dias para aparecer, o que em geral dificulta a identificação do agente agressor.

A deficiência primária em lactase é um problema que dura a vida toda, sendo necessária a substituição do leite e seus derivados, entretanto existe a intolerância chamada vulgarmente de “temporária”, que tende a desaparecer com a idade.
Data: 29.11.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário