terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Relógio do corpo humano é inaugurado em Caxias do Sul

A inauguração de um relógio do corpo humano, com o plantio das plantas medicinais, marcou o encerramento da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), na última sexta-feira (29/11), no município. O objetivo é proporcionar a educação em saúde e a prevenção de doenças.

O horto conta com 12 canteiros que representam os principais órgãos e sistemas do corpo humano, seus horários de maior atividade e as plantas medicinais que têm ação farmacológica sobre eles. Folderes explicativos foram distribuídos aos funcionários da Codeca, que serão responsáveis pela manutenção do local e poderão fazer uso das plantas. 

A extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Abigail Peçanha, lembrou que a instituição é pioneira nesse trabalho - sendo que em Caxias do Sul relógios já foram implantados na Vila Ipê e na Faculdade Fátima - promovendo cursos de plantas medicinais do Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis, que têm como público muitos profissionais da área da saúde. “As plantas medicinais são muito importantes para a saúde e é preciso resgatá-las. Antigamente as famílias utilizavam essas ervas que são remédios naturais. Hoje, para qualquer problema, vão às farmácias. Por isso é importante resgatar essa cultura, saber para que elas servem e como utilizá-las”, destacou.

De acordo com o diretor de Segurança Alimentar e Inclusão Social de Caxias do Sul, Waldemar de Lima, a intenção é motivar os funcionários para que sejam os difusores da importância do uso das ervas medicinais para a saúde. Para o presidente da Sipat, Marcos Quissini, esse assunto vai ser “levado a sério na Codeca, pois os cuidados com a saúde foram o tema da Sipat deste ano”.

A implantação do relógio do corpo humano é uma iniciativa da Codeca e Secretarias Municipais, com o apoio da Emater/RS-Ascar. Também estiveram presentes no ato o presidente da Codeca, Valter Weber, e funcionários. 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo repal@emater.tche.br
(54) 99768863
(54) 32235633

Data: 03.12.2013

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário