domingo, 10 de março de 2013

Alunos de escolas em meio rural receberão material didático específico

07/03/2013 Portal Brasil

As obras específicas para a educação no campo serão entregues até o dia 15 de março


Divulgação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O PNLD-Campo distribui coleções de livros didáticos aos alunos de escolas do campo O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuirá este ano, pela primeira vez, obras selecionadas especificamente para as escolas do campo. Mais de 2 milhões de estudantes, em 63.791 escolas, receberão 4.550.603 exemplares. Todas as obras devem ser entregues às secretarias municipais de Educação até 15 de março. 

Os livros serão usados por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental — primeiro ao quinto ano — e de turmas multisseriadas, uma realidade comum no campo. Serão contempladas as unidades de ensino que atendam mais de 100 estudantes. 

A ampliação do PNLD para o campo é uma inovação. Atualmente, mais de três milhões de estudantes estão matriculados em unidade de ensino das áreas rurais do país. Os alunos já recebiam obras antes, mas eram as mesmas coleções destinadas às escolas urbanas. 

A distribuição integral das obras será feita a cada três anos, com reposição de perdas e complementação das novas matrículas pelo Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos anos intermediários. 

Programa Nacional do Livro Didático do Campo 

O objetivo do programa é abastecer com livros didáticos específicos as escolas públicas participantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que possuam segmentos de aprendizagem, classes multisseriadas ou seriadas dos anos iniciais do ensino fundamental e que estejam situadas ou que mantenham turmas em áreas rurais. 

Para ter acesso ao PNLD-Campo, as escolas federais e os sistemas de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal devem estar cadastradas no censo escolar (Inep), proceder à adesão formal ao PNLD, observados os prazos, normas, obrigações e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação. 

O PNLD-Campo está incluído no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado no ano passado. As obras oferecidas pelo PNLD-Campo para este ano constam do Guia do Livro Didático do PNLD-Campo, que contém o resumo das coleções. Mais informações na página do PNLD na internet. 

Link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário