Os agricultores da comunidade de Cachoeira do Gama, em Matinhas, distante 149 quilômetros de João Pessoa, receberam na última quarta-feira (31/10), uma capacitação para produção artesanal com plantas medicinais, realizada pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Projeto Petrobras Ambiental.
As atividades aconteceram nas dependências da Escola Padre Cícero e reuniu 14 agricultores da comunidade e a capacitação foi ministrada pela técnica do Projeto Rio Mamanguape e bióloga Josilda de França Xavier.
O curso teve por objetivo capacitar os participantes se tornarem multiplicadores, formando grupos artesanais de produção.
Na primeira parte do curso, eles receberaminformações sobre o histórico das plantas medicinais e sua utilização pelo homem e no Brasil, os conhecimentos científicos e populares, os princípios ativos, a importância das plantas para o uso humano e na agricultura.
Depois os agricultores conheceram as técnicas de produção artesanal de sabonetes sólidos e líquidos, velas decoradas e perfumadas e pomadas.
Associados com as plantas medicinais, os sabonetes passam a ter ação cicatrizante e contra micoses.
A pomada de arnica para dores nas articulações e pancadas, também pode ser produzida pelos participantes do curso.
A Cooperativa de Projetos de Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda – Coopacne, responsável pela realização do Projeto Rio Mamanguape, assume o compromisso de não apenas de capacitar os agricultores, mas também, de oferecer condições para que os mesmos possam dar continuidade ao trabalho, agregando valores e criando uma fonte alternativa de renda para sua comunidade.
O Projeto Rio Mamanguape tem acompanhado e apoiado vários grupos de produção artesanal que foram formados a partir dos cursos de capacitação em plantas medicinais nos municípios de Esperança, Alagoa Nova, Areial e Lagoa Seca.
Vários têm participado de eventos de turismo e viagens de intercâmbio, além de novos cursos de capacitação, como o recente a capacitação em embalagens de papel Kraft, realizado na Escola Apícola, em Alagoa Grande.
Fonte: Ascom
Data: 06.11.2012
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário