quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sabedoria popular está certa em colher macela durante a Semana Santa

Uma das mais fortes tradições da Quaresma faz muita gente sair da cama no feriado de Sexta-feira Santa antes mesmo do sol nascer. A macela ou marcela (as duas formas estão corretas segundo a Academia Brasileira de Letras) é a planta medicinal símbolo do Rio Grande do Sul.


É tradição no estado colher a planta no alvorecer da sexta feira, durante a Semana Santa, pois se acredita que desta forma traga mais eficiência ao chá das flores.

A macela geralmente é colhida nos meses de março e abril no estado. Na Sexta-feira Santa milhares de gaúchos colhem a erva antes de o sol nascer Os dias que antecedem a Páscoa são, justamente, o período de floração da Achyrocline satureioides, seu nome científico. “É nesta época em que ela tem maior quantidade de compostos químicos, flavonoides principalmente, que vão conferir as ações da planta”, explica a farmacêutica Kellen Borges de Souza, professora da Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (UFCSPA). “A cultura popular é bem sábia nesse sentido”, acrescenta.

Os flavonoides são compostos que auxiliam na absorção de vitamina C e, entre outros, têm ação anti-oxidante, combatendo os radicais livres, que estão relacionados ao processo de envelhecimento, doenças cardíacas e na formação do câncer. Enquanto chá, a macela tem se mostrado eficiente na ação anti-inflamatória, principalmente para problemas digestivos. Mas o estudo não foi de fato testado em humanos, apenas através de ensaios in vitro em células humanas e em microorganismos. 

O inicio da tradição ninguém sabe ao certo, mas o que todo mundo sabe é que é preciso colher a macela na madrugada da sexta feira santa. A versão popular diz que quando Cristo subiu ao calvário com a cruz, no caminho tinha bastante macela e, por este motivo, a planta passou a ser vista como algo sagrado.

Como manda a tradição, a macela deve ser apanhada ainda na madrugada. Os fiéis acreditam que o orvalho que cai sobre os arbustos na sexta-feira que antecede a Páscoa faz com que a planta seja abençoada, podendo causar até curas milagrosas. Seu chá é usado tradicionalmente como remédio para problemas gástricos ou respiratórios.

Em Santa Catarina alguns fiéis católicos também mantêm a tradição da Quaresma e fazem a colheita da planta antes do amanhecer. Cidades como Chapecó estão entre as que ainda têm os ‘guardadores’ desta tradição. Em Criciúma, também há católicos que cultivam esta prática.

A erva dura um ano. "Quando vai ficando escura é sinal que está perdendo as substâncias que oferecem as propriedades". Mais um motivo para colhê-la todos os anos, durante a Semana Santa!

Fonte: Clic RBS101 News
Rádio Diário AM 570 - policiadm@diariodamanha.net


Texto extraído do Boletim PLANFAVI N. 21, janeiro à março de 2012
Sistema de Farmacovigilância de Plantas Medicinais
CEBRID – Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo
Rua Botucatu, 862 – 1º andar 04023-062 – São Paulo – SP
Telefone: 0xx11- 2149-0161 
Site: http://www.cebrid.epm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário